CRESCE O MOVIMENTO DE TURISTAS EM BARRA BONITA

Cidade já aprece aparece como uma das mais procuradas para turismo

A atenção especial que o turismo em Barra Bonita vem recebendo desde o início de 2017 já surte efeitos, aumentando o movimento de turistas aos finais de semana. O Hotel Urbano, agência online de viagens, aponta o crescimento: em junho deste ano, o site da empresa trouxe o ranking dos dez destinos que mais cresceram no interesse do brasileiro no primeiro trimestre de 2018 e lá está Barra Bonita.
O município tem se tornado referência quando o assunto é lazer, diversão, tranqüilidade e eventos. Além dos tradicionais passeios de barco, bonde, vistas ao museu e passeio de teleférico, todo final de semana é possível encontrar algum evento diferente que tem atraído milhares de pessoas de toda a região e até de outros estados.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo tem apostado na realização contínua de eventos, sempre com um público alvo diferente, o que tem agradado quem visita a cidade e movimentado o setor que vive do turismo.
O encontro de Kombi, encontro de motos históricas, Festival Internacional de Dança, Barra Rock Fest (maior festival de bandas cover do Brasil), Natal Encantado, o carnaval Barra Folia, Barra Classic Car [encontro de carros antigos], Tributo a Belmonte – barra-bonitense ícone da música sertaneja –, campeonato estadual de bandas e fanfarras, são exemplos de eventos bem sucedidos que movimentam a economia local. Eventos que atraem grande público, lota bares, restaurantes, hotéis e geram renda e empregos temporários.
José Luis Jacomini, secretário de Turismo, revela o segredo do sucesso. “O segredo é o planejamento, trabalho em equipe, parcerias e a frequência de eventos”, afirma. “São eventos de qualidade, com baixo custo, alguns realizados em parceria, o que possibilita ao município oferecer atrações mais vezes ao ano”.
Para ele é fundamental que o turista se sinta bem em Barra Bonita, que goste da cidade para que volte e traga mais gente. “No geral, acho que estamos conseguindo agradar quem nos vista”, declara Jacomini.
Paralelamente aos eventos, a administração vem investindo pesado na infraestrutura turística. São várias obras para alavancar de vez o setor, como a ampliação da orla turística em quase mil metros com a extensão da avenida Rosa Zanela Petri, que foi liberada recentemente para uso da população. É a maior obra em benefício do turismo dos últimos 30 anos de Barra Bonita.
Outra obra importante realização é a avenida João da Silva Nogueira, conhecida como Estrada do Hotel Estância, que é uma das principais entradas da cidade e que vai ser totalmente revitalizada através de um projeto audacioso que transformará aquela região num belíssimo local para uso da população e dos turistas. O projeto está pronto e a obra começará em breve.
O lago da Praça do Teleférico, um dos lugares mais visitados, está sendo totalmente revitalizado, depois de quase 25 anos sem nenhuma manutenção.
A avenida Pedro Ometto, um dos pontos de encontro da cidade, também passará por melhorias em breve, assim como a avenida XV de Novembro. O portal Clemente Rici já foi revitalizado e abrigará um Posto de Informação ao Turista. Tudo isso sem contar as melhorias na iluminação, com as lâmpadas antigas sendo trocadas por lâmpadas de LED, aumentando a segurança, além da iluminação geral desses locais.

MAIS OBRAS
Recentemente o município conseguiu ainda a retrocessão de uma área de quase 16 mil metros quadrados do Governo do Estado, localizada na avenida Pedro Ometto (Centro Turístico), ao lado da Marinha do Brasil, que também receberá investimentos para o turismo.
O prefeito José Luis Rici, o Zequinha, diz que serão investimentos necessários e planejados. “São obras que a cidade espera há anos. O município não pode ficar limitada ao perímetro turístico atual. Precisa expandir, investir em novos projetos, abrir avenidas ligando bairros e dando condições para que a iniciativa privada invista no setor do turismo”, comenta. O prefeito explicando ainda que “não adianta só investir em eventos e esquecer a infraestrutura e nem investir somente em infraestrutura e esquecer dos eventos. Precisa haver um equilíbrio e é isso que estamos procurando fazer com muito trabalho e dedicação da nossa equipe”.