BARRA BONITA SEMPRE FOI FAMOSA PELA ANIMAÇÃO DE SEUS CARNAVAIS

Ao longo das décadas, Barra Bonita consolidou sua reputação como palco animado para os festejos carnavalescos. Inicialmente, a Avenida Pedro Ometto era conhecida como a “passarela do samba”, mas hoje a Avenida Rosa Zanella Petri assume o protagonismo no Barra Folia 2024.

No início do século 20, os foliões levantavam poeira nas ruas, realizando corso ao som de bandas musicais, com paradas em locais emblemáticos como o salão do Sr. Liberato Fraga, Ideal Clube e Sociedade Italiana. Em 1935, o “Ford” enfeitado de Francisco Lourenção (Quequê) era a principal atração das ruas da cidade.

Na década de 1940, iniciativas para promover o carnaval ganharam força, incluindo a chegada do Rei Momo e o corso carnavalesco pelas ruas centrais, liderados pelo Sr. Cezar Saffi (Tché). Com o crescimento da cidade, novos clubes como AABB, Vila Nova, Ponte Preta, União, Operário e Botafogo, além da "Panela de Pressão" e da "Turma da Madrugada," passaram a organizar seus próprios carnavais.

Já a partir de 1964, a Avenida Pedro Ometto centralizou os corsos que anteriormente ocorriam nas ruas centrais. A ascensão da televisão incentivou clubes e agremiações a transformarem o carnaval em atração turística. A Camisa Amarela, da Associação Atlética Ponte Preta, foi a primeira escola de samba premiada, abrindo caminho para muitas outras.

PREPARE-SE PARA O BARRA FOLIA!

Em 2024, o Barra Folia promete manter viva essa tradição. De 10 a 13 de fevereiro, o evento oferecerá uma programação diversificada e gratuita, com atrações musicais e desfiles de blocos. Uma oportunidade para celebrar a rica história do carnaval em Barra Bonita!