CAMPANHA JULHO AMARELO FAZ PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE HEPATITES VIRAIS EM BARRA BONITA

A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando de 17 a 31 de julho, a Campanha contra as hepatites B e C. nos dias e horários abaixo relacionados:

Durante esse período serão realizados os testes rápidos (Hepatite C) e vacinação contra hepatite B, nas seguintes Unidades:

• CENTRO DE SAÚDE II (Postão): das 8h às 10h das 13h às 15h
• PAS HABITACIONAL: das 8h às 10h
• PAS COHAB: das 8h às 10h das 13h às 15h

Vale lembrar que a vacinação contra a Hepatite B ocorre ininterruptamente, durante todo o ano.

DIA “D”

No dia 27 de julho de 2019 acontece o dia “D” no combate às Hepatites, sendo que três unidades de saúde permanecerão abertas no horário das 8h às 17h:

• CENTRO DE SAÚDE II (Postão)
• PAS COHAB
• PAS VILA CORREA

No Dia “D” as salas de vacinas das unidades acima relacionadas permanecerão abertas para atualizar a carteira de vacinação.

SOBRE A CAMPANHA E AS DOENÇAS

O “Julho Amarelo” visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do Tratamento das Hepatites Virais B e C.

O desconhecimento da existência da doença por parte da população é um grande desafio, pois as pessoas podem ter sido contaminadas no passado e não sabem que estão infectadas, visto tratar-se de uma patologia que não apresenta sintomas e ser de longa evolução. Por isso recomenda-se a realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar precocemente.
A proposta do Julho Amarelo envolve testagem para hepatite C focada nos maiores de 40 anos, bem como aconselhamento e encaminhamento para realização de exames e tratamento, nos casos positivos.

O QUE É HEPATITE VIRAL?

É uma inflamação do fígado, causada por vírus e quase sempre sem sintomas.

O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém muitas pessoas não sabem que têm estes vírus.

COMO SE PEGA?

As hepatites B e C podem ser transmitidas por sangue contaminado presente em objetos (agulhas, alicates de unha, aparelhos de barbear) e pelo uso de material não esterilizado na colocação de piercing, na realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos.

Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 podem ter adquirido hepatite C.

O sexo desprotegido também pode transmitir as hepatites B e C. A hepatite B é uma infecção sexualmente transmissível (IST) muito fácil de pegar.

Também podem ser transmitidas da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto.

COMO SEI SE TENHO HEPATITE B OU C?

Só com exames específicos de sangue é possível saber se a pessoa esta ou não com hepatite B ou C.
Estes exames podem ser realizados em qualquer unidade de saúde.

COMO PREVINIR?

Se fizer uso de drogas:

Não compartilhe seringas, agulhas, cachimbos, canudos e outros instrumentos.

Ao fazer tatuagens e piercings:

Somente realize esses procedimentos em locais autorizados. É necessário que todo o material utilizado seja esterilizado e descartável.

Se praticou sexo sem proteção:

Se você não se protegeu durante as relações sexuais, procure um serviço de saúde para receber orientações e realizar testes das hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Se for gestante:

Faça o teste de hepatite B e vacine-se em uma unidade de saúde. A vacina é segura e você deve tomar as três doses.
Caso você tenha hepatite B, saiba que existe tratamento e também prevenção para a transmissão do vírus ao bebê. Procure um profissional da saúde.

Ficou com alguma dúvida? Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.