PREFEITURA DIVULGA PONTOS DE DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO

A Prefeitura de Barra Bonita, por meio da Secretaria de Controle Ambiental, firmou parceria com a Transportadora Risso para a destinação correta e posterior reciclagem do lixo eletrônico do município.

Dessa forma, o lixo tecnológico, formado por aparelhos eletrodomésticos e os equipamentos eletroeletrônicos como computadores, monitores, televisores, notebooks, celulares, telefones, acumuladores de energia e produtos magnetizados, agora poderá ser destinado de modo adequado quando forem considerados inservíveis pela população.
Diversos pontos de coleta foram espalhados por Barra Bonita. O munícipe que quiser jogar fora seu aparelho eletrônico deve depositar o item em um desses pontos, nunca no lixo comum. Os pontos de descarte são:

- CVT – CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO
- CEO – CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS
- CAPS – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
- CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
- SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
- PREFEITURA
- POSTO DE SAÚDE DO SONHO NOSSO
- POSTO DE SAÚDE DA COHAB
- POSTO DE SAÚDE DA FAMÍLIA – AV. JOÃO PAULO II
- POSTO DE SAÚDE CENTRAL
- POSTO DE SAÚDE DA VILA CORREA
- POSTO DE SAÚDE DA HABITACIONAL
- DEPARTAMENTO DE CULTURA E TURISMO
- INCUBADORA DE EMPRESAS
- RISSO TRANSPORTADORA
- ENEBB
- ROSSI
- VOLPATO
- JC
- DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL

Os recipientes de descarte são fornecidos pelo município. Em seguida, a Transportadora Risso receberá o lixo tecnológico coletado e dará destinação ambientalmente adequada, em consonância com a legislação ambiental e as normas de saúde e segurança pública, respeitando vedações e restrições estabelecidas pelos órgãos públicos, sem nenhum custo para o município. A empresa também informará trimestralmente a quantidade de lixo eletrônico encaminhado à destinação ambiental correta.
“O descarte correto dos materiais eletrônicos em desuso evita a contaminação do solo, das águas e também das pessoas próximas às áreas do descarte, sem contar que a reciclagem desse material, além de proteger o meio ambiente, contém entre seus componentes um material rico, que pode ser aproveitado, poupando assim os recursos naturais”, diz o vice-prefeito Manézinho Fabiano.
“Os eletroeletrônicos se tornam rapidamente obsoletos com o constante avanço tecnológico ou por estarem estragados, ou mesmo com a tecnologia ultrapassada. A destinação para uma empresa especializada em reciclagem é extremamente importante para evitar a contaminação dos recursos naturais com esse lixo altamente poluente”, destaca o prefeito Zequinha Rici.
A prefeitura de Barra Bonita agradece o empenho da Transportadora Risso na implantação e manutenção deste projeto.