EM HOMENAGEM AO “DIA DO RIO TIETÊ” SERÁ LANÇADA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DA FAUNA, AVES E ANIMAIS DO RIO

Exposição fotográfica inédita sobre a diversidade da fauna (aves e animais) do Tietê será lançada na Estância Turística de Barra Bonita, nesta quinta-feira, (22) como parte das atividades em comemoração ao Dia do Rio Tietê. A exposição ficara no Memorial do Rio Tietê no Centro Cultural Celia Stangherlin. - Av. Pedro Ometto, 467.

Idealizada pela ONG MAE Natureza, a exposição é composta por oito (😎 grandes painéis contendo fotografias feitas pelo professor Glauco Tonello, que nos últimos 12 anos têm se dedicando a registrar a diversidade da fauna (aves e animais) presentes ao longo do Tietê e suas margens.

A bordo de seu caiaque ou por terra (até o momento – 2022) Glauco já conseguiu o registro de 264 espécies de aves, entre as quais:
63 de aves aquáticas; 54 de aves migratórias e por volta de 20 espécies de animais.

Dentre os registros mais significativos constam:
Maçarico branco, viuvinha de óculos, sanã amarela, batuíra de coleira, maçarico pernilongo, batuiruçu e a mais emblemática de todas - a “Anhuma” a qual deu ao rio seu primeiro e original nome “Anhembi”, como era chamado ou ficou conhecido até as primeiras décadas do Século XVIII - o rio das aves anhumas.

Após o lançamento, a expectativa é que a exposição se torne itinerante, percorrendo os 70 municípios banhados pelo Tietê.

Algumas duplicações da mesma já estão sendo executadas e ficarão disponíveis as escolas da cidade e região.

A original fará parte do rico acervo existente no Memorial do Tietê – Barra Bonita, espaço multicultural visitado anualmente por milhares de turistas e alunos do Estado de São Paulo e outros estados.

A exposição também poderá ser visualizada na página da organização: www.maenatureza.org.br
Mais informações e autorização para utilização no e-mail: ongmaenatureza@gmail.com

(Fonte: ONG MAE Natureza)