PREFEITO DE BARRA BONITA ASSINA ADESÃO AO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL DO SEBRAE-SP

Iniciativa visa promover o desenvolvimento econômico e social do município através do fortalecimento do empreendedorismo local.

O prefeito José Luis Rici da Estância Turística de Barra Bonita assinou, na última segunda-feira (17), a adesão ao Programa de Desenvolvimento Local (PDL) do Sebrae-SP.

A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do município, por meio do fortalecimento do empreendedorismo local e da articulação entre diversos atores locais.

O PDL é voltado para empresários, microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e demais empresas, associações e órgãos do poder público e privado inseridos nos diferentes domínios dos ecossistemas de empreendedores.

Entidades de representação de MPEs e empreendedores, como associações, sindicatos, cooperativas, institutos, fundações, escolas, universidades e o Sistema S também estão envolvidos no projeto.

Dentre os principais objetivos do programa estão: ampliar o número de clientes formalizados para atendimento das instituições; aumentar a geração de emprego e renda; elevar a produtividade, qualidade, faturamento e lucratividade das empresas; criar melhores condições de comercialização e garantir a sobrevivência das empresas.
Para alcançar esses objetivos, o PDL conta com ações e programas como projetos voltados para turismo, artesanato e alimentação fora do lar, cursos de inovação, produtividade, gestão e tecnologia, o programa ALI - Agente Local de Inovação - StartUp, Empreenda Rápido (capacitação, gestão, capacitação técnica e acesso ao crédito) e a geração de negócios através de rodadas de negócios, missões empresariais e feiras.

No âmbito da educação empreendedora, o PDL visa fomentar a cultura empreendedora para alunos do ensino fundamental, médio e universitário e capacitar professores. Ações e programas como o JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos e materiais didáticos como gibis e a plataforma EAD Vitrine Sebrae estão inclusos no projeto.

Em relação às políticas públicas, o PDL busca fortalecer e capacitar a governança, estimular as compras públicas, aumentar o acesso aos serviços de atendimento aos candidatos a empresários, capacitar tecnicamente, reduzir a informalidade, promover a inclusão social e produtiva e elevar a geração de emprego e renda.

Ações e programas como o fortalecimento da Unidade Sebrae Aqui, Empreenda Rápido Técnico e Gestão, Sebrae Delas/Mil Mulheres e Cidade Empreendedora fazem parte desta iniciativa.

O prefeito José Luis Rici e a equipe da Prefeitura de Barra Bonita, juntamente com o Sebrae-SP, estão comprometidos em trabalhar em conjunto para que o Programa de Desenvolvimento Local traga resultados concretos e duradouros para o município, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes e fomentando a prosperidade na região.

Fique atento às próximas notícias e acompanhe os resultados e avanços do Programa de Desenvolvimento Local em Barra Bonita.