A CAPITANIA FLUVIAL DO TIETÊ-PARANA COMEMORA ANIVERSÁRIO DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO, 11 DE JUNHO

A Capitania Fluvial do Tietê-Parana com a prefeitura Municipal da Estância Turística de Barra Bonita, estará celebrando o aniversário da BATALHA NAVAL DO RIACHUELO, neste sábado, (11) na Praça da Juventude das 10 às 12 horas.

O evento contara com a Banda Militar de música do Comando do 8º Distrito Naval, haverá narração dos feitos dos heróis da Pátria em combate, uma parada naval no rio Tietê com lanchas da Capitania e exposições.

Você sabe o que foi a Batalha de Riachuelo?
A Batalha do Riachuelo foi um dos principais eventos militares ocorridos durante a Guerra do Paraguai. Aconteceu no dia 11 de junho de 1865, nas margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai (situado na província de Corrientes, Argentina).

UM POUCO DA HISTÓRIA
Esta batalha naval colocou de um lado os paraguaios e de outro os brasileiros. O Paraguai, sem conexão com o mar, queria muito controlar os rios da bacia do Prata, pois significava uma saída para o Oceano Atlântico, ou seja, uma via de transporte de pessoas e mercadorias.

Na fase inicial da guerra, o Paraguai já havia feito importantes conquistas militares, ocupando regiões da Argentina, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Se saíssem vencedores da Batalha do Riachuelo, iriam controlar os rios Paraná e Paraguai e dar um importante passo na conquista do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Desta forma, poderiam fazer comércio com outros países e até receber armas da Europa.

VITÓRIA BRASILEIRA
A estratégia paraguaia era boa. Aproveitariam o nevoeiro intenso da madrugada para atacar os navios de guerra brasileiros. Porém, um dos navios paraguaios apresentou um problema e fez com que todos outros chegassem atrasados (9h da manhã) para o ataque, num momento que o nevoeiro já havia passado. Com boas condições climáticas e visuais, as forças navais brasileiras, lideradas pelo Almirante Barroso venceram o Paraguai nesta importante e estratégica batalha.