PREFEITURA ENDURECE REGRAS E VAI INTENSIFICAR FISCALIZAÇÃO CONTRA O CORONAVIRUS

Notificações podem virar multa, estabelecimentos poderão ser lacrados e perder o alvará caso descumpram regras

>>> O Comitê de Enfrentamento ao novo coronavírus de Barra Bonita, em reunião realizada nesta quinta-feira, decidiu endurecer a fiscalização do comércio, lojas, bares, restaurantes e similares, e outros estabelecimentos para que respeitem as regras para que os mesmos possam funcionar dentro das determinações do novo DECRETO MUNICIPAL que deverá ser publicado nesta sexta-feira (05).

O principal ponto é a fixação do horário de funcionamento do comércio que será das 10h às 16h com atendimento presencial. Fora deste horário o estabelecimento deverá permanecer fechado, sem atendimento.

Bares, restaurantes e similares terão horário de funcionamento diferenciado, podendo trabalhar com atendimento presencial das 17h às 23h, com consumo no local, ou funcionar em dois períodos, nunca superior a 6 horas diárias, mediante autorização da prefeitura.

O estabelecimento que não cumprir as regras do DECRETO será notificado, multas serão aplicadas e o mesmo poderá ser lacrado e inclusive ter o alvará de funcionamento cassado.

A medida se faz necessária devido ao crescente número de casos confirmados de coronavírus na cidade, totalizando 52 casos até o momento.

Os fiscais da prefeitura irão atuar em conjunto com a Guarda Municipal, Polícia Militar, Vigilância Sanitária entre outros para uma grande frente que percorrerá todas as regiões da cidade.

Para o prefeito José Luis Rici, a abertura do comércio não pode ser confundida com a falta de regras e desleixo para com a saúde pública.

“Vamos ser mais duros, mas mantendo, por enquanto, o comércio aberto com todas as regras de distanciamento, higienização, evitando aglomeração. Caso os números continuem aumentando vamos ter que retroceder e fechar tudo novamente e de maneira mais rígida, sem a possibilidade de delivery ou drive-thru, inclusive. Preferimos errar pelo excesso do que pela omissão”, explicou o prefeito.

Outra medida que será adotada, a partir deste final de semana, é a interdição de espaços para estacionamento de carros na Orla Turística (Avenidas Pedro Ometto e parte da Rosa Zanella Petri), além do Kartódromo Municipal Pedro Ometto Netto, e a dispersão de pessoas caso necessário. Esses locais têm sido pontos de encontros aos finais de semana, principalmente de jovens, que se aglomeram sem nenhuma segurança ou cuidado com a saúde, podendo se contaminar com o vírus e transmitir para outras pessoas, inclusive familiares.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES COMERCIAIS NÃO ESSENCIAIS

Shopping, galerias e estabelecimentos congêneres, comércio, serviços, salões de beleza e barbearias : das 10h às 16h

Bares, restaurantes e similares (consumo no local): das 17h às 23h, podendo funcionar em dois períodos, nunca superior a 6 horas diárias, mediante autorização da prefeitura.