JÁ FORAM VACINADOS MAIS DE 200 ANIMAIS NA CAMPANHA ANTIRRÁBICA DO CCZ

Foram imunizados mais de 200 animais entre cães e gatos na campanha de vacinação antirrábica em Barra Bonita que teve início no mês de junho. A campanha irá até o final de julho atendendo a população de animais domésticos do município.

O número de vacinas fornecidas pelo governo do estado de São Paulo é limitado, mas deve atender a demanda do município, de acordo com Marielle Stephane Barbosa, veterinária responsável pelo CCZ - Centro de Controle de Zoonoses.

Para as pessoas que não possuem condição de ir até o CCZ levar o animal para vacinação foi disponibilizado um número telefônico, 14 - 9 9662 0512, para um agendamento em que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses vá até a casa da pessoa aplicar a vacina no animal. Não está sendo feito em pontos específicos nos bairros para evitar aglomerações devido a pandemia. Informou, Marielle Barbosa.

A vacinação está disponível durante toda a semana, de segunda-feira a sábado das 7h30 às 13h. A vacina pode ser aplicada em qualquer animal saudável acima de 4 meses de idade.

A Importância da Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos

Se hoje em dia a raiva é uma doença controlada, muito se deve às campanhas anuais de vacinação antirrábica. Afinal, somente a vacina pode prevenir o contágio e transmissão da doença entre animais e seres humanos.

O que é raiva?

A raiva é uma infecção viral aguda que pode ser contraída por animais e humanos através da saliva de outros animais infectados. Quando transmitido, o vírus ataca o sistema nervoso central, causando inflamação no cérebro que pode evoluir de forma bem rápida e levando à morte.

Quais os sintomas da raiva?

Essa zoonose, ao acometer os cães, pode causar o isolamento do animal que passa a se esconder em busca de lugares escuros, agitação, latidos e mordidas no ar sem motivos aparentes. Em muitos casos a raiva pode causar salivação excessiva, agressividade e paralisia.

Os sintomas, tanto nos homens quanto nos cães, podem demorar a aparecer, uma vez que o vírus da doença pode permanecer incubado por até 2 meses.

Já a raiva felina, ao se manifestar, pode causar salivação em excesso, estrabismo, espasmos, desorientação e isolamento.

Para que serve a vacina antirrábica?

A raiva é uma doença incurável em cães e gatos que pode ser transmitida para os seres humanos, atingindo de forma agressiva e fatal. Só há uma forma de prevenção: através da vacinação antirrábica.

Daí a importância das campanhas de vacinação contra raiva. A primeira dose da vacina antirrábica para cães é geralmente administrada entre os 3 e 5 meses de vida. Enquanto a vacina antirrábica para gatos deve ser dada entre os 3 e 4 meses com reforço anualmente e, claro, sempre sob os cuidados do médico veterinário.