O MERCADO - A ESTAÇÃO RODOVIÁRIA, A PRAÇA DR. TATINHO, A PRAÇA DOS NAMORADOS

O MERCADO - A ESTAÇÃO RODOVIÁRIA

Com determinação, coragem e total apoio da Câmara Municipal presidida pelo vereador Miguel Torcia, um político de renomada experiência e hábil conciliador junto aos demais edis, o prefeito dr. Tatinho causou grande impacto popular ao anunciar que, no local do antigo barreiro da cerâmica do sr. Angelo Borseto (desativada), entre os trilhos da estrada de ferro (ainda em atividade) e a Avenida Pedro Ometto, seriam construídas, simultaneamente, duas grandes obras: o Mercado Municipal e a Estação Rodoviária e já estava em vias de desapropriação um terreno entre as ruas da Ponte e Winifrida junto aos trilhos da ferrovia e os armazéns da Estação Sorocabana (antigamente utilizado como arena de rodeios, touradas, circos e parques) para construção de um hotel.
E se assim disse, melhor o fez. Mobilizando toda a população em meio a grandes festas, com bandas, fanfarras e fogos de artifício, promoveu o lançamento das pedras fundamentais e início de obras do Mercado Municipal em 13 de setembro de 1964; da Estação Rodoviária no dia 30 de outubro de 1965 e do Hotel (já chamado "de Turismo") a 26 de dezembro também no ano de 1965. A Rodoviária e o Mercado foram inaugurados na mesma data: 10 de dezembro de 1967, com grande festa popular! (*)
Para concretizar todas as suas metas e levar a bom termo o ideal de difundir nossa cidade no aspecto turístico, e considerando que o caminho estava aberto para tal finalidade, o prefeito dr. Tatinho elaborou e a câmara aprovou em 15 de dezembro de 1965 o projeto convertido em Lei nº 463, criando o Departamento Municipal de Turismo, "com o fim de promover o incentivo de atividades turísticas em Barra Bonita".
(*) Ambos os projetos de autoria do engenheiro Álvaro da Veiga.

Estação rodoviária - inaugurada em 10 de dezembro de 1967

Mercado municipal - inaugurado em 10 de dezembro de 1967

A PRAÇA DR. TATINHO
Em 1966, com o fim da ferrovia e conseqüente retirada dos trilhos e equipamentos, ampliou-se ainda mais o potencial turístico de Barra Bonita, pela incorporação das novas áreas aos empreendimentos já iniciados.
Um projeto de paisagismo foi executado (*): os antigos pontilhões ferroviários sobre a rua 1º de Março e o Córrego Barra Bonita foram retirados e o velho armazém da Cia. Paulista demolido. Aproveitando o desnível dos terrenos que se limitavam com a avenida Pedro Ometto, "surgiu", em concreto, a réplica de uma embarcação (um navio lembrando navegação fluvial) transformado em mirante, com sanitários no subsolo, preservando-se o prédio da estação de trens e guardando espaço no centro da praça para a fonte luminosa-sonora (*). Autoria de J.M. Zamorano Tápia.
Os antigos pátios de vagões, divididos em duas grandes áreas urbanizadas e ajardinadas, possibilitaram a abertura dos prolongamentos, até a avenida Pedro Ometto, das ruas 1º de Março, Salles Leme, Rio Branco e Coronel Virgílio.
Entre as flores e os jardins da praça dois canteiros chamavam a atenção, junto ao alinhamento da avenida - quase em frente à Churrascaria Bambu - tinham os formatos das Bandeiras Paulista e Brasileira, com as cores e símbolos desenhados em pedras, flores e folhagens.
No outro lado da praça, também junto à calçada da avenida outros dois canteiros - calendários se constituíam em atração e eram parada obrigatória de barra-bonitenses e visitantes. Um deles trazia, nas formas feitas de barro e plantados em folhagens rasteiras naturais, os algarismos da fundação da cidade: 19-III-1883; no outro as datas, em formas e folhagens idênticas, também cultivadas seguiam o calendário atualizado: dia, mês e ano, sendo as formas dos algarismos dos dias trocados diariamente, e as dos meses e anos, quando ocorria a mudança dos mesmos.

Praça Dr. Clodoaldo Antonangelo (Dr. Tatinho)
Inaugurada em 22 de Setembro de 1968

A "PRAÇA DOS NAMORADOS"
Os pontilhões da estrada de ferro (desativada) sobre a rua lº de Março e o Córrego Barra Bonita, foram demolidos e toda área aterrada, ficando ao nível da rua o que possibilitou a divisão da mesma, a partir desse trecho, em duas pistas, além do ajardinamento até as proximidades da foz do Córrego, na avenida Pedro Ometto e na rua da Ponte. Com criatividade e bom gosto, foi construída uma ponte, em estilo rústico, sobre o Córrego Barra Bonita, com bancos e luzes "semeados" entre as flores. Dando um toque romântico ao local. E no dia da inauguração: 15 de março de 1967 a escolha do nome já estava feita: "Praça dos namorados".
No outro lado da rua, a futura "Praça Dr. Tatinho", tinha os seus contornos já delineados e era um "verdadeiro canteiro de obras".