NOSSA SENHORA APARECIDA - RAINHA DOS ESTUDANTES DE BARRA BONITA

NOSSA SENHORA APARECIDA
RAINHA DOS ESTUDANTES DE BARRA BONITA
8 DE DEZEMBRO DE 1956

Em 1956, um movimento liderado pela Professora Zita De Marchi, estudantes locais e o Padre Lauro Gurgel do Amaral, culminou com a escolha de Nossa Senhora Aparecida como Rainha e protetora dos estudantes de Barra Bonita.
A primeira e solene coroação realizou-se em 8 de dezembro de 1956 (Data consagrada à Padroeira do Brasil), com características muito especiais que antecederam a festa: novenas, tríduos e missas, e a imagem da Rainha chegando de barco pelo Rio Tietê (lembrando o encontro da mesma no Rio Paraíba) e levada em procissão pelos estudantes e fiéis para ser coroada, com elevado espírito de religiosidade.
A partir daí todos os anos, a festa de coroação da Rainha dos Estudantes foi crescendo, com a adesão total dos devotos e famílias, transpondo os limites inter-municipais e atraindo visitantes de toda região, por ser fato único entre estudantes a escolha de um símbolo religioso como sua Rainha.
Em 1971, quando da comemoração dos quinze anos da festa, um acontecimento de grande repercussão! O Prefeito Dr. Wady Mucare, em nome dos estudantes, obteve permissão do Arcebispo de Aparecida, e a imagem histórica da Padroeira do Brasil, encontrada no rio Paraíba, foi trazida para nossa cidade e aqui permaneceu três dias, durante as solenidades de coroação, fazendo de Barra Bonita, nesse período, a Capital Católica do País, com um grande fluxo de devotos e romeiros, além da presença do Governador do Estado Laudo Natel (que aqui foi batizado em 25/12/1920), homenageando a nossa "Rainha dos Estudantes", ao lado do Arcebispo D. Antonio Ferreira de Macedo.
A urbanização da margem do Tietê, o aumento do número de barcos e navios, a divulgação e penetração dos programas radiofônicos e a determinação da Professora Zita De Marchi em manter viva essa festa, considerada também uma atração turística, levou o Poder Público Municipal a incluí-la no seu roteiro de comemorações, dando o respaldo necessário para tal realização.
Os barqueiros e os marinheiros das embarcações aqui sediadas fazem a "escolta da Rainha", transportando a imagem desde a procissão fluvial até o local da coroação, pelos estudantes, na Praça Dr. Tatinho.
Mais do que uma festa popular ou estudantil é uma manifestação de fé religiosa do povo barra-bonitense e da região, que todos os anos lota a Avenida Pedro Ometto para participar desse grande acontecimento.

08/12/1971 - Marco comemorativo dos 25 anos de coroação de Nª Sª Aparecida
Rainha dos estudantes, na praça São José