A USINA BARREIRINHO, MONTAGEM DE UMA GRANDE USINA DE AÇÚCAR EM BARRA BONITA

A USINA BARREIRINHO

Em 1910, chegava ao Brasil Tage Flohr Svendsen, com entusiasmo e vontade de vencer. Nascido na cidade de Randers, na distante Dinamarca, foi residir em Piracicaba. O ramo "açúcar e álcool" o atraia. Progredindo, em 1938 comprou a Fazenda Três Barras, em nosso município. Mais tarde adquire grande propriedade vizinha, a Fazenda Barreirinho, e a 4 de abril de 1945 era formada a C.A.I.B.B. - Companhia Agrícola e Industrial Barra Bonita. A paisagem se modificou, o verde azulado dos cafezais foi cedendo ao verde-folha dos canaviais, e surge a Usina de Açúcar Barreirinho, que paralelamente às suas atividades desenvolveu eficiente trabalho na pecuária.
Quando Tage Flohr Svendsen morreu, em 23 de janeiro de 1968, deixou na direção técnica da Usina Barreirinho seu filho Cristhiano que assumiu toda a gerência da empresa, mesmo após a desativação da Usina em 1974.
A importância da Usina Barreirinho no progresso e na história de Barra Bonita, está muito bem evidenciada no texto publicado no jornal local "O Barra Bonita", edição nº 595 de 6 de junho de 1943, cujo teor transcrevemos na íntegra:

MONTAGEM DE UMA GRANDE USINA DE AÇÚCAR EM BARRA BONITA
Estamos seguramente informados de que finalmente, mas não sem grande luta, o Snr. Tage Flohr Svendsen, importante industrial em Piracicaba, e proprietário da fazenda "Três Barras", na estação de Barreirinho, deste município, conseguiu do Instituto do Açúcar e Álcool, a necessária autorização para transferência da Usina "Capuava" de Piracicaba para Barra Bonita.
Para essa transferência, muito contribuiu o nosso operoso Prefeito Snr. Inimá Barreto, a quem Barra Bonita ficará devendo mais esse relevante serviço.
Sabemos que o Snr. Tage F. Svendsen já está tomando providências para a construção do magestoso edificio em Barreirinho, onde vae funcionar a grande usina para a fabricação de açúcar, álcool e gaz carbonico.
É facil calcular-se o grande surto de progresso que essa usina irá trazer a toda esta zona e muito especialmente ao nosso município.
Positivamente, Barra Bonita está despertando do marasmo em que, ha muito, tem vivido, e a usina de açúcar a ser aqui instalada será o prenuncio de uma nova faze, marcando certamente o inicio de seu grandioso futuro.
Como legitimo interprete do povo desta boa terra e em seu nome, "O Barra Bonita" apresenta ao Snr. Tage Flohr Svendsen, os mais efusivos cumprimentos, augurando-lhe franca prosperidade nesse grandioso empreendimento em prol do progresso desta abençoada terra.
Ao nosso digno prefeito municipal Snr. Inimá Barreto, tornamos estensivas as nossas congratulações, por mais esse inestimável serviço prestado a nossa terra.

Usina Barreirinho - vista parcial