MUITA EMOÇÃO NA INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA EM TRIBUTO A BELMONTE

A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, na sexta-feira, (25) com a presença de autoridades, inaugurou a estatua do ilustre barra bonitense Paschoal Zanetti Todorello, BELMONTE. O cantor e compositor do hino sertanejo “Saudade de minha terra”, terra onde Belmonte nasceu, Barra Bonita.

HISTÓRIA DA JUSTA HOMENAGEM

Paschoal Zanetti Todorello nasceu em 2 de novembro de 1937 em Barra Bonita, interior de São Paulo. Uma cidade pequena e praticamente inteira rural. Desde muito cedo Pascoal Todarello queria ser cantor, mas não teria uma carreira sólida, apenas se apresentando para amigos e familiares ou para o pequeno público do interior.

Mas em 1964, na capital paulista, tudo mudou para sempre. Belmonte conheceu Amaraí e eles começaram a se apresentar juntos. O lugar era conhecido como Café dos Artistas, um visado ponto de encontro de violeiros e cantores que estavam em início de carreira.

Foram dois anos de muita luta até que os dois jovens cantores conseguissem gravar o primeiro disco, juntos. Em 1966, lançaram Saudade de Minha Terra pela RCA.
Saudade de minha terra bateu recorde de vendas para a música raiz.

Superou a marca de 1 milhão de cópias vendidas. O carro-chefe do álbum foi a faixa-título. “Saudade de Minha Terra”, composta com Belmonte e Goiá, é inesquecível desde sua abertura, passando por sua letra poética e nostálgica, onde os músicos falavam como a vida na cidade grande não se comparava à saudade que tinham do interior, onde havia maior contato com o campo, a natureza e com suas raízes de criação. Essa “saudade da minha terra” se refere a saudade de onde nasceu, Barra Bonita.

Hoje, a cidade de Barra Bonita é um Estância Turística que vem retribuir a homenagem com uma estátua de bronze em tamanho natural do ilustre filho dessa terra.

A estátua fica exposta na praça que leva seu nome, “PRAÇA BELMONTE”, em frente ao hotel municipal Ary Francisco Maia, na orla turística de Barra Bonita. Com livre acesso, às pessoas podem tirar fotos ao lado do grande artista. A praça Belmonte torna-se mais uma atração turística para nossa região.

Os familiares de Belmonte estiveram presente e se emocionaram com a inauguração. A irmã de Belmonte, Dorali Todarelo Meneghesso, disse parecer um sonho, tocada pelas lembranças, agradeceu a homenagem.

O prefeito, José Luis Rici, Zequinha, disse ser uma vontade popular que se realizasse essa justa homenagem ao grande compositor e músico da nossa cidade. Agradeceu sua equipe de governo que o ajudou a realizar esse sonho.

O vereador e irmão do Belmonte, Val Girioli, usando da palavra, disse estar vivendo um momento histórico, lembrou momentos vividos com o irmão e agradeceu a grande homenagem.

Prestigiando o evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, o vereador José Carlos Fantin. Também estiveram presentes os vereadores: João Fernando de Jesus Pereira, José Jairo Meschiato e Jair José dos Santos.
O evento contou também com a presença da dupla sertaneja, Cezar & Paulinho que acompanharam a inauguração da estátua com muita emoção. Eles lembraram de momentos em que ainda criança tiveram contato com Belmonte.

O evento em Tributo a Belmonte teve início na sexta-feira, (25) com a inauguração da estátua e show com Cezar & Paulinho, às 21 horas.

No sábado, (26) às 19 horas, shows com Felix e Oscar e às 21 horas, Belmonte e Amaraí (sucessores). Domingo, (27) às 10 horas, apresentação da Orquestra de Viola “Boca do Sertão”, às 18 horas, Augusto César e Gustavo e as 20 horas a dupla sertaneja, Hugo e Tiago. O evento também contou com a Feira “Se essa avenida fosse minha”, feira criativa com artesões locais.