MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO PROMOVE CONTROLE POPULACIONAL E POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM BARRA BONITA

A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita realiza uma importante ação em prol da saúde e do bem-estar dos animais de estimação: o mutirão de castração. Esta iniciativa visa não apenas controlar a população de cães e gatos no município, mas também educar a comunidade sobre a importância da posse responsável dos nossos amiguinhos de quatro patas.

Ao longo deste mês, cerca de 250 animais terão a oportunidade de serem castrados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Barra Bonita.

“A demanda por castração sempre foi consistente, com uma média mensal de 80 a 100 animais. No entanto, nos últimos meses, enfrentamos desafios adicionais devido a casos de maus-tratos, o que resultou em uma carga de trabalho extra para nossa equipe”, explica Caio César Parra, veterinário do CCZ.

Para garantir a eficiência e organização do mutirão, todas as castrações são realizadas mediante agendamento. Os animais são distribuídos ao longo dos dias do mês, assegurando que todos sejam atendidos de forma adequada. Nesta terça-feira, dia 7 de maio, por exemplo, estava prevista a castração de 40 cães, seguida de cuidados médicos, e o melhor: tudo é oferecido gratuitamente.

“Além de promover a castração como um meio de controle populacional e bem-estar animal, é importante ressaltar que todos os custos são cobertos pela Prefeitura de Barra Bonita. Desde a cirurgia até os medicamentos, tudo é custeado pelo município”, destaca a secretária municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Marielle Stephane Barbosa.

Baixa renda

Para aqueles que desejam cadastrar seus animais para castração, é necessário comprovar baixa renda, o que pode ser feito através de documentos como a conta de energia elétrica ou cadastros em programas sociais como o Bolsa Família. Sem a comprovação de renda, não é possível entrar na lista de espera!

Para mais informações e para se cadastrar na lista de espera, entre em contato com o CCZ de Barra Bonita, que fica na estrada BRB-246 (antigo Sítio Escola) ou pelo telefone: (14) 3641-0003.