O DESENVOLVIMENTO DE BARRA BONITA ENTRE 01/02/1973 A 31/01/1977, A REABERTURA DO ALÇAPÃO DA PONTE CAMPOS SALLES

O DESENVOLVIMENTO DE BARRA BONITA NO PERÍODO
1º DE FEVEREIRO DE 1973 A 31 DE JANEIRO DE 1977

Reconduzido à Chefia do Executivo barra-bonitense, tendo como vice, José Kyelce dos Santos, o dr. Clodoaldo Antonangelo inicia seu segundo mandato administrativo, intensificando o aproveitamento turístico das áreas junto ao Rio Tietê, com os olhos voltados para o reinício da navegação fluvial, através da inauguração da eclusa, e sem descuidar dos investimentos nos setores industrial e habitacional.

A REABERTURA DO "ALÇAPÃO" DA PONTE CAMPOS SALLES
26 DE AGOSTO DE 1973

Em meados de 1973, o então secretário de transportes do Estado, dr. Paulo Salim Maluf declarava que: "a eclusa de Barra Bonita estava pronta para o reinício da navegação. Começaram então, as providências para efetivar esse reinício, que além do turismo fluvial iria beneficiar o transporte de cargas pela tão sonhada Hidrovia Tietê-Paraná.
A Ponte Campos Salles mereceu cuidados especiais. Para "testar" a passagem dos barcos pelo vão central um competente trabalho de recuperação da parte levadiça foi realizado pelo jovem barra-bonitense José Roberto Biazetti, funcionário da CESP, que conseguiu fazer funcionar todas as engrenagens (antes enferrujadas e corroídas pelo tempo) e acionar o levantamento de ambas as partes do alçapão, após quase 40 anos de inatividade. Foi um verdadeiro acontecimento popular, que mereceu destaque dê toda imprensa falada, e escrita da região especialmente convidada para a viagem inaugural do navio "Tibiriçá" pelo Rio Tietê no dia 26 de agosto de 1973, passando pelo "alçapão" (essa embarcação fazia o transporte turístico no Rio Paraná).
O teste foi um sucesso! As partes levadiças foram abertas lentamente, os passageiros se emocionaram e o povo presente aplaudiu, quando o "Tibiriçá deslizou suavemente" entre os dois pilares da "nossa" ponte, depois de tanto tempo! Era mais uma etapa vencida para a inauguração da Eclusa, que iria ocorrer a 29 de novembro de 1973 (Ver página especial).

26/08/1973 - A Reabertura do Alçapão da Ponte Campos Salles

Fontes: Jornal da Barra de 7 e 21 de Julho e 1º de Setembro de 1973.

Página 112

< Anterior Próximo >