A NAVEGAÇÃO TURÍSTICA E SEU PIONEIRO RAPHAEL PALMEZAN

O primeiro barco de passageiros a efetuar passeios turísticos no Rio Tietê, foi o "Crepúsculo Romântico", de propriedade de Raphael Palmezan, um barra-bonitense que conhecia os "segredos" do rio e que, na década de 1960, teve também a iniciativa de introduzir passeios em pequenos barcos de pedais para duas pessoas, conhecidos como "gaivotas". Com a inclusão de Barra Bonita no Roteiro Turístico do Estado, o crescimento do número de turistas e o funcionamento da eclusa surgiram novos barcos de sua propriedade: "Cidade Simpatia", "Shangrilá", "Cidade de Barra Bonita" e "Arca de Noé". Acreditando sempre no potencial da navegação turística, decidiu ele construir uma embarcação de grande porte, para atender um maior número de passageiros, realizar viagens mais longas, oferecendo todo o conforto e, inclusive, refeições a bordo.
O Navio "San Raphael" com capacidade para setecentos passageiros, obedecendo aos mais rigorosos padrões de segurança e funcionalidade, foi totalmente construído em Barra Bonita, e inaugurado a 9 de março de 1980, em cerimônia de muita emoção e saudade na qual familiares e autoridades reverenciaram a memória de seu idealizador Raphael Palmezan, falecido subitamente, quando trabalhava na construção do mesmo, no dia 18 de setembro de 1979, aos 51 anos de idade.

Navio San Raphael - 09/03/1980