A CENAT E O DISTRITO HIDROVIÁRIO

PEDRA FUNDAMENTAL - 13 DE JULHO DE 1968
INAUGURAÇÃO: 19 DE MAIO DE 1974

De acordo com os estudos e levantamentos elaborados pela CENAT (Comissão Executiva da Navegação do Sistema Tietê-Paraná) em 1967, o Rio Tietê deveria se tornar navegável num trecho de aproximadamente 350 quilômetros desde que as eclusas já concluídas pela CESP tivessem o equipamento necessário ao seu funcionamento, beneficiando com o transporte fluvial, na primeira etapa de implantação, uma área territorial de influência de aproximadamente 400 mil quilômetros quadrados pela movimentação de cargas: calcário, petróleo, etc...; barateamento do frete e economia em vista do baixo consumo de combustível gasto por tonelada transportada.
Para construção do Distrito Hidroviário em Barra Bonita, cidade sede da navegação do médio Tietê, foi doada pela Usina da Barra uma área junto ao Rio Tietê, lançando-se a Pedra Fundamental em 13 de julho de 1968, mas só iniciada em 1972.
As obras realizadas pela prefeitura foram inauguradas, à Avenida Pedro Ometto nº 874, em 19 de maio de 1974, com as presenças ilustres do secretário da CENAT, dr. José Bonifácio de Andrada e Silva Jardim, dr. Luiz Phillipe Rodrigues Nóbrega, diretor do departamento hidroviário, ambos representando o secretário dos transportes dr. Paulo Salim Maluf, do nosso prefeito dr. Clodoaldo Antonangelo e demais autoridades.
Em 10 de dezembro de 1974, o general Dirceu Nogueira, ministro dos transportes do Governo Geisel, visitou nossa cidade, onde eclusou acompanhado de comitiva de autoridades depois de ter assinado na Capital do Estado com a CESP (Centrais Elétricas de São Paulo). Secretaria dos Transportes, CENAT e seu Ministério um convênio no valor de 33 bilhões, para execução das obras restantes do baixo Tietê (Rui Barbosa e Três Irmãos) para integrá-las ao sistema Tietê-Paraná.
Na oportunidade fez um relatório pormenorizado sobre o futuro da navegação fluvial entusiasmando os presentes, ao afirmar que no prazo de quatro anos estaríamos ligados ao Rio Paraná, por via fluvial, previsão que, lamentavelmente, não se confirmou.

Nota: Em 26 de março de 1973, o Governo Federal, através do Ministério do Marinha, criou e fixou os limites de jurisdição da Agência da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo em Barra Bonita - Agência da Marinha - outro importante passo para implementar a navegação Tietê-Paraná. A referida Agência só foi instalada em 16 de março de 1980, data em que o acontecimento será focalizado neste volume.

Fontes: Press-Release do Comº Nav. Alto Paraná Ltda.
Jornal da Barra de 13/7/68 e 20/7/68
Jornal da Barra de 26/5/74 e 14/12/74