NOVAS LEIS GARANTIRÃO AUMENTO NO INVESTIMENTO MUNICIPAL NO TURISMO DE BARRA BONITA

NOVAS LEIS GARANTIRÃO  AUMENTO NO INVESTIMENTO MUNICIPAL NO TURISMO DE BARRA BONITA

Dois projetos de leis de autoria do Poder Executivo, relacionados ao turismo de Barra Bonita, foram aprovados esta semana pela Câmara Municipal, como objeto de deliberação e encaminhados para as Comissões Permanentes.

Se aprovadas em definitivo, as novas Leis garantirão a preservação do meio ambiente, aumento da arrecadação e consequentemente um maior investimento no turismo municipal.

Um dos projetos cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Turismo (Fundetur), onde recursos oriundos desde aluguel de espaços públicos e verbas estadual e federal serão destinados exclusivamente em planejamento, promoção, recuperação do patrimônio turístico, capacitação profissional e treinamento de mão-de-obra local.

O valor também poderá ser utilizado para a realização de eventos, campanhas educacionais, pesquisas relacionadas ao meio ambiente e ao turismo, monitoramento e controle do produto turístico através de estudos de oferta e demanda, legislação e marketing, entre outros itens.

O fundo, composto por membros indicados pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), será gerido pela própria administração pública.

A Câmara Municipal deverá ser informada semestralmente através de relatório escrito sobre o andamento das atividades financiadas e a situação das contas do Fundetur, bem como receber esclarecimentos relacionados às suas funções.

O outro projeto aprovado cria o Sistema Municipal de Controle da Visitação Turística (SMCVT). Os recursos financeiros arrecadados através de voucher (tipo de um documento que comprova o pagamento) adquirido pelos turistas serão investidos diretamente no turismo local. Várias cidades já utilizam esse sistema. Aqui próximo de Barra Bonita temos como exemplo a cidade de Brotas. Mas a prática também é realizada em outras cidades como Ilhabela, Fernando de Noronha, Búzios e Parati.

“Estamos pensando na cidade como um todo. O turismo tem um papel muito importante no presente e estamos pensando no futuro de Barra Bonita  para que o nosso turismo se fortaleça e alcance todo seu potencial”, disse o Prefeito José Luis Rici.

Se aprovados em definitivo as leis deverão ser sancionadas pelo prefeito.