BARRA BONITA DÁ INÍCIO A ELABORAÇÃO DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA

A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita está elaborando um Plano de Mobilidade para o município. A tarefa tem caráter inédito na cidade e segue as diretrizes da Lei Federal 12587/2012 que determina que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes elabore o seu Plano de Mobilidade Urbana.

A elaboração do Plano exige etapas. O primeiro passo é semelhante a um inventário. Nele, são realizados levantamentos do que Barra Bonita tem e do que não tem em relação à mobilidade. Dezenas de itens de todas as modalidades envolvidas são pesquisados, como transporte urbano, acessibilidade, segurança no deslocamento de pessoas, calçadas, pavimentação e outros. O segundo passo é determinar o que Barra Bonita pode ter e o que quer ter.

O primeiro Fórum de Mobilidade Urbana aconteceu no dia 21 de fevereiro, no auditório da OAB – Ordem dos Advogados do Bra, e contou com a presença de servidores públicos, empresários e da população em geral. Durante o fórum importantes temas foram discutidos relacionados a questões de melhoria do tráfego de veículos, segurança dos pedestres, transporte público, sistemas viários, entre outras questões sobre o que é mobilidade urbana, como funciona o Plano, e o porquê de elaborar o Plano de Mobilidade Urbana.

Vale lembrar que a elaboração do Plano de Mobilidade conta com seminários temáticos e com a participação popular.

Tudo o que for sugerido nas audiências públicas deverá ser levado em conta na elaboração do Pano. As oficinas acontecem todas as terças e quintas-feiras, a partir das 13h30 no CVT – Centro Vocacional Tecnológico, e estão abertas ao público, sendo fundamental a participação da população nesse processo.

Ao final, o Plano – que será submetido ainda a audiências públicas – servirá como base para a elaboração de um projeto de lei a ser encaminhado e votado pela Câmara Municipal.

O que é o Plano de Mobilidade Urbana de Barra Bonita?

É um estudo que visa melhorar a qualidade de vida em nossa cidade, através de um panorama da locomoção das pessoas e de toda frota motorizada ou não do município. Possibilitando, dessa forma, otimizar a Acessibilidade aos espaços e aos equipamentos urbanos; maior Segurança e Eficiência nos deslocamentos com o uso de diferentes meios de transporte; Inclusão Social e Cidadania permitindo que o tráfego em nossa cidade flua com maior agilidade e adequado às necessidades das pessoas; e, por fim, toda essa ação, ofereça uma melhora significativa ao Meio Ambiente e ao Desenvolvimento Econômico de Barra Bonita.