SERVIÇO TELEGRÁFICO, A FERROVIA FLAGELLO

SERVIÇO TELEGRÁFICO
INAUGURADO EM 1º DE MAIO DE 1918

Instalado pela "Sorocabana" na estação fluvial local, a implantação do telégrafo representou o fim de mais uma "batalha" vitoriosa para Barra Bonita.
O empenho das nossas autoridades, as reclamações do povo, e as críticas através da imprensa, sensibilizaram os Diretores da Sorocabana Railway para o atendimento da justíssima aspiração.
As reclamações cresciam porque o telégrafo da Sorocabana estava instalado na Estação de Rodrigues Alves (próxima a São Manoel) e os telegramas endereçados a Barra Bonita - eram via São Manoel - e de lá retransmitidos, por telefone, à Estação Sorocabana local que, por motivos não esclarecidos, recusava-se a "passar os telegramas" de Barra Bonita para outras localidades, obrigando os interessados a dirigirem-se à Estação de Campos Salles - Linha Paulista - distante "cerca de duas léguas" daqui.
A insatisfação popular crescia e os correspondentes dos jornais de São Paulo não cessavam de enviar notícias criticando a Sorocabana e pedindo providências das autoridades do Estado, como no texto abaixo escolhido do jornal "O Combate" de 6 de setembro de 1917, que transcrevemos na íntegra e na ortografia da época:

A FERROVIA FLAGELLO
BARRA BONITA QUER TER UMA ESTAÇÃO TELEGRAPHICA
A SOROCABANA, PORÉM, CUIDA DE AUFERIR RENDAS

O commercio e a lavoura de Barra Bonita estão-se agitando em torno da reclamação que há mais de cinco annos vêm fazendo contra o facto de estar a cidade até agora privada duma estação telegraphica, apezar de ser fácil á Sorocabana trazer até aqui as suas linhas da estação "Rodrigues Alves", se quizesse servir o publico.
A inspectoria da secção Fluvial e o agente da estação local, occupam todos os dias, diversas vezes, o telephone da Bragantina, para se communicarem com o telegrapho em S. Manoel, quando, se houvesse o telegrapho aqui o serviço para o inspector e o agente se tornava facil e perfeito, ao passo que, actualmente, os telegrammas chegam todos truncados.
Seria de grande interesse para o publico que o secretario da Agricultura, que já inspeccionou toda a via férrea, visitasse tambem a secção fluvial, verificando o desenvolvimento de Barra Bonita, afim de se scientificar da procedencia da representação da Camara local, a s. exa. Endereçada em março deste anno.
E as críticas não pararam por aí. Mas, finalmente, a lº de Maio de 1918, o Prefeito local, Dr. Caio Simões enviava o seguinte telegrama ao Secretário da Agricultura (órgão responsável pela instalação):

Barra Bonita - Representando os habitantes de Barra Bonita, congratulo-me com v. exc. pela inauguração do telegrapho da Sorocabana nesta cidade. Saudações - a) Dr. Caio Simões, Prefeito Municipal.

O ramal Estrada de Ferro Barra Bonita, também contou com esse importante meio de comunicação, antes mesmo da inauguração da ferrovia. De acordo com a publicação no jornal "O Município" de 9 de setembro de 1928, a linha telegráfica do ramal de Campos Salles a esta cidade entrou em funcionamento em 7 de setembro de 1928, prestando serviços até a extinção da ferrovia em 31 de agosto de 1966.
O telegrafo instalado na "Estação da Sorocabana" foi desativado em meados de 1972.
Atualmente, os telegramas são expedidos e recebidos pela agência local do correio, num serviço prestado com reconhecida eficiência pela Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos.