O VILA NOVA FUTEBOL CLUBE

ATUAL CLUBE RECREATIVO VILA NOVA
FUNDAÇÃO: 7 DE SETEMBRO DE 1949

Os jovens, os esportistas e as famílias moradoras da populosa Vila Nova, desejando ter um local que fosse o ponto de encontro social e recreativo da comunidade, decidiram fundar o clube que disputava jogos de futebol e participava de campeonatos da cidade, com animada torcida.
Reunindo-se nas dependências da Cerâmica de Aristeu Lourenção & Cia., localizada entre a Rua Salvador de Toledo e Avenida da Saudade, esses idealistas fundaram a 7 de setembro de 1949, o Vila Nova Futebol Clube, que teve como Primeiro Presidente o senhor José Terço Ottoboni e Membros da Diretoria os Senhores: Victorio Petri, Oswaldo Otero, Geraldo Biazetti, Livio Reginato, Alcides Ereno, José Antonangelo e Benedito Alcindo Biazetti.
A nova agremiação, sem possuir sede social, realizava suas reuniões em locais cedidos, como por exemplo: no rancho da Cerâmica Central do senhor Cláudio Lopes, na Fábrica de Móveis Santo Antonio (de José Antonangelo), na cerâmica de Aristeu Lourenção e no bar do Arlindo (Arlindo Sampaio) na esquina das Ruas Prudente de Moraes e Fernão Salles.
Demonstrando determinação e força de vontade, o "Vila" adquiriu um terreno à Rua Prudente de Moraes, e no dia 2 de maio de 1954, lançou a pedra fundamental de sua sede que, com a dedicação dos associados e simpatizantes foi construída no tempo recorde de quatro meses, e inaugurada a 7 de setembro de 1954, em comemoração ao quinto aniversário de fundação.
Nesse dia foi realizada a Assembléia Geral, com a lavratura da Ata nº 1, tendo o Diretor e sócio fundador Lívio Reginato, tomado a palavra para dizer que o Vila Nova Futebol Clube existia, de fato, desde 7 de setembro de 1949, mas só a partir de 7 de setembro de 1954 é que passaria a existir legalmente, com a realização da Assembléia Geral e elaboração de seus Estatutos. Em seguida, solicitou ele que ficasse registrado na mencionada ata, como agradecimento e homenagem, os nomes das pessoas que também foram os fundadores da sociedade e muito contribuíram para a construção do prédio da sede social, sendo eles: Oswaldo Otero, José Terço Ottoboni, Geraldino Biazetti, Eugênio Benvenutti, Francisco Gallo, José Antonangelo, Jorge Benvenutti, Vicente Jacomini, Benedito Alcindo Biazetti, Pedro Alceu Biazetti, Argemiro Blazissa, Miguel Buonarotti, Hermínio Sampaio, Laércio Gatto, Avelino Sanches, Emidio Reginato, Hermínio Antonangelo, Eduardo Pirré, Alcindo Gatto, Amauri Carnevalle, Oswaldo Alves, Victorio Petri, Wlademir Fraga, Roldão de Aguiar, Geraldino Picello, Oswaldo Angelici, Angelo Papetti, Gilberto Angelici, Dileto Reginato, José Stevanato, Orlando Sargentin, Milton Luiz Ghedin, Jacinto Laurindo Biazetti, Airton Cestari, Walter Osti, Antonio Messias Pedrola, Avelino Pullini, José Mozzoca, Thomaz Petri, Cláudio Ghedin, Olavo da Silva, Willian Frank Ferguson, Alcides Ereno, Arlindo Pizzo, Nelson Ereno, Marcilio Ferreira, Anselmo Otero, Oswaldo Sancassani, Waldir Carnevalle e Antonio Carnevalle.
Na oportunidade, foi eleita, por aclamação, e empossada a Diretoria provisória até a aprovação dos Estatutos:
Presidente de Honra, José Bassinello; Presidente, Benedito Alcindo Biazetti; Vice-Presidente, Oswaldo Otero; Secretário Geral, Geraldo Francisco; Primeiro Secretário, Antonio Thomaz Buonarotti; Segundo Secretário, Argemiro Blazissa; Primeiro Tesoureiro, Pedro Alceu Biazetti; Segundo Tesoureiro, Geraldino Ernesto Biazetti.
Em seguida, foram escolhidos os senhores Luiz Saffi, Azilio Ereno e Lívio Reginato, para elaborarem, "em curto prazo", os Estatutos do Clube, cuja aprovação ocorreu em 15 de janeiro de 1955.
Em 1960, o Coronel José Victorino de França, então proprietário da Fazenda São Domingos, doou uma área de terras para construção da praça de esportes do Vila Nova Futebol Clube.
A partir daí, o "Vila" não parou de crescer. Deixou a prática do futebol para transformar-se "no ponto de encontro da juventude barra-bonitense", com a compra de novas áreas, destinadas às ampliações de sua sede social que, em 1981, distribuía pelos setecentos metros quadrados de construção: amplo salão para festas e bailes; palco para orquestras e shows; camarins para os músicos e artistas; sanitários, moderno bar-lanchonete e no subsolo, cancha de bochas e boliches, tudo isso dentro das mais modernas técnicas de engenharia, acústica e decoração.
No imóvel destinado a praça de esportes, foram projetadas as instalações para um clube de campo, com piscinas, áreas de recreação e lazer, quadras polivalentes, lanchonetes, etc., etc., cuja execução estava prevista em várias etapas, demonstrando, como sempre, a "garra" da Diretoria e associados, símbolo do clube dos altos da cidade.
Em 6 de maio de 1979, o Vila Nova FC realizou Assembléia Geral para reformulação dos Estatutos e, a partir daquela data, passou a denominar-se "Clube Recreativo Vila Nova".
A primeira Diretoria após a mudança dos Estatutos, foi eleita e empossada em 12 de agosto de 1979, constituída dos seguintes membros: Presidente, Jerônimo Bento Martinez; Vice Presidente, Osório De Luca; Secretário Geral, Abib Nassif, 1º Secretário, Adhemar De Marchi; 2º Secretário, João Alberto Turi; 1º Tesoureiro, Dr. José Erineu Ortigossa; 2º Tesoureiro, Leonildo Borin.

Prédio atual do Cr Vila Nova