NO ORIENTE MÉDIO, DUDA OLIVEIRA "VOA" E CONQUISTA O BI NO MUNDIAL ESCOLAR

NO ORIENTE MÉDIO, DUDA OLIVEIRA "VOA" E CONQUISTA O BI NO MUNDIAL ESCOLAR

Uma realidade do atletismo brasileiro, Maria Eduarda de Oliveira, a Duda Oliveira, 18 anos, atleta da Associação Desportiva Barra Bonita (ADEBB), representou a Estância Turística de Barra Bonita e o Brasil na 18ª edição da Gymnasiade — os Jogos Mundiais Escolares — realizada na cidade de Manama, Bahrein, entre os dias 23 e 31 de outubro.

Duda Oliveira sagrou-se campeã no salto em altura, com a marca de 1,80m. Ela fez uma prova impecável, iniciando com 1,60m até 1,80m sem nenhuma falha, atingindo sua melhor marca da vida até este momento. Duda repetiu assim o ouro da Gymnasiade 2023, disputada na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O evento no Oriente Médio reuniu mais de 6 mil jovens atletas de 80 países e é considerado a maior competição escolar do mundo, sendo uma verdadeira Olimpíada para atletas até 18 anos de grande nível técnico.

Destaque e superação 

Além do ouro no salto em altura, Duda disputou o salto triplo, onde ficou com um honroso quarto lugar, mostrando mais uma vez seu talento e determinação.

Sua trajetória para chegar ao mundial passou por seletivas estaduais e nacionais, e sua vaga foi conquistada pela Seleção Brasileira de Atletismo Escolar, com todo o suporte da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

“Competir no Bahrein foi uma experiência incrível! Representar o Brasil no cenário internacional é sempre uma honra e uma oportunidade para aprender com diferentes culturas. Desafios como o fuso horário, o clima e a culinária são parte da jornada, e vou levar essas experiências comigo ao longo de toda a minha carreira”, compartilhou Duda, aluna da Escola Estadual Camilo Sahade, na cidade vizinha de Igaraçu do Tietê.

“Agradeço meu técnico, Geneciano Pereira, pelo excelente trabalho e aos meus patrocinadores, que foram essenciais para meu desempenho”, completou a bicampeã da Gymnasiade.

Trajetória inspiradora 

Para o técnico de Duda, Geneciano Pereira, os resultados coroam um ano de conquistas para a jovem atleta.

“Ela teve uma temporada brilhante, com excelentes desempenhos em competições nacionais e internacionais, como o Troféu Brasil e o Campeonato Sul-Americano Sub-20. Agora, vamos desacelerar para os próximos compromissos e planejar o trabalho para o ano que vem”, comenta o treinador.

Próximos saltos 

Após essa vitória marcante, Duda Oliveira terá alguns dias de descanso antes de participar dos Jogos Abertos do Interior, que serão realizados entre os dias 7 e 21 de dezembro, na cidade de São José do Rio Preto.

Com uma jornada de superação e conquistas, Duda segue inspirando jovens atletas barra-bonitenses e mostrando a força do atletismo brasileiro no cenário internacional.

Parabéns, Duda, por levar o nome de Barra Bonita e do Brasil ao lugar mais alto do pódio!   

Veja também: