BARRA BONITA CELEBRA A CONSAGRAÇÃO DE SUAS PRIMEIRAS MESTRAS DE CAPOEIRA

Neste sábado, dia 13 de abril, a partir das 14h, Barra Bonita se vestirá de alegria e tradição para o 1º Festival de Capoeira Adaptada e o histórico 26º Cerimonial de Graduação e Consagração de Mestras de Capoeira.

O evento acontecerá na quadra poliesportiva da antiga escola Alzira Krüger Güther, que hoje abriga o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Legionários de Cristo, no bairro Cohab. A entrada é gratuita!

As capoeiristas Jacqueline e Tubiara serão as protagonistas deste sábado especial. Elas, que começaram na capoeira através de projetos sociais e representaram Barra Bonita em competições regionais e estaduais, agora alcançam o título de mestras, inspirando futuras gerações. Denise, da cidade de Ourinhos, também receberá a graduação.

O evento é uma realização de Clayton Kleber Carbo (Professor Cavalo), Tubiara Siqueira (contramestra Tubi) e Letícia Borazio (Branca), com a supervisão do Mestre Jorge.

Inclusão e cultura

Já o 1º Festival de Capoeira Adaptada destacará o trabalho do Grupo de Capoeira Origem Negra com PCDs (pessoas com deficiência), demonstrando que a capoeira é mais do que um esporte; é uma ferramenta poderosa de inclusão, unindo golpes, cânticos e instrumentos musicais em prol do bem-estar e integração de todos.

Este projeto foi possível graças ao financiamento da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que apoia a realização de iniciativas culturais em todo o Brasil.

Homenagem ao pioneirismo

Mestre Jorge, figura emblemática e pioneiro da capoeira em Barra Bonita, supervisiona o evento.

Com quase meio século dedicado à capoeira, ele celebra a consagração das mestras, suas discípulas, e reafirma o valor da transmissão do conhecimento e da tradição.

Venha participar deste momento histórico e vivenciar a energia contagiante da capoeira em Barra Bonita!