O PARQUE TURÍSTICO MUNICIPAL DEPUTADO WALDEMAR LOPES FERRAZ, PARQUE TURÍSTICO MUNICIPAL

O "PARQUE TURÍSTICO MUNICIPAL DEPUTADO WALDEMAR LOPES FERRAZ"
ENTREGUE AO POVO EM 12 DE NOVEMBRO EM 1982

Partindo das proximidades da Mini-Cidade da Criança um projeto ousado: o Teleférico. Um passeio aéreo sobre o parque que desafia a coragem daqueles mais curiosos. Torres de doze metros de altura suportam o circuito de setecentos metros em cadeiras presas por cabos de aço.
O "Parque Turístico Municipal Deputado Waldemar Lopes Ferraz" foi construído no prolongamento da Mini-Cidade da Criança, em área de antigos barreiros e frequentes inundações do Rio Tietê. Milhares de metros cúbicos de terra foram lá depositados e drenados para possibilitar a execução do belíssimo projeto dentro dos limites, da cota de inundação. O desnível existente entre o extinto ramal ferroviário e a área urbanizada possibilitou a formação de uma "arquibancada natural", para os torcedores o aficionados do kartismo, uma nova modalidade de esportes, que aqui se implantou, graças à construção da pista de kart, com o perímetro de aproximadamente novecentos metros, em área totalmente asfaltada e cercada, dentro do próprio parque, além de outras atrações: ilha de pássaros, aves e animais silvestres; lago artificial, quiosques e churrasqueiras; brinquedos e demais atrações infantis, lanchonete, sanitários, além de espaços reservados para pesca e passeios a cavalo.
A oficialização do nome "PARQUE TURÍSTICO MUNICIPAL DEPUTADO WALDEMAR LOPES FERRAZ" ocorreu em 6 de abril de 1982, através do Decreto nº 860, assinado pelo prefeito José Kyelce dos Santos que fundamentou a homenagem nos relevantes serviços prestados pelo dr. Waldemar Lopes Ferraz, à sua terra natal como cidadão e homem público. Deputado em vários mandatos legislativos, exerceu por duas vezes, o cargo de Secretário do Interior, tendo falecido no exercício deste em 25 de maio de 1980. Destacou-se, sobre maneira, como representante barra-bonitense na Assembléia para o atendimento de nossas reivindicações junto ao Governo do Estado. Foram de sua iniciativa e autoria, entre outros, os Projetos dispondo sobre a "Criação da Comarca" e a "Transformação de Barra Bonita em Estância Turistica" os quais, convertidos em Lei, representaram a abertura de novos caminhos para o maior progresso. desenvolvimento e projeção de nossa cidade, merecendo o reconhecimento público das autoridades, de seus concidadãos e das gerações futuras.
A entrega ao povo desse complexo turístico aconteceu no dia 12 de novembro de 1982 e, oficialmente, a inauguração, com o descerramento da placa comemorativa, realizou-se no dia 30 de janeiro de 1983. Encerrando o mandato administrativo de José Kyelce dos Santos - Antonio Baldo.
Na mencionada placa os registros, as homenagens e os agradecimontos daqueles que muito fizeram por merece-las e cujos dizeres transcrevemos:

PARQUE TURÍSTICO MUNICIPAL
DEPUTADO WALDEMAR LOPES FERRAZ

Barra-bonitense, médico, líder municipalista, deputado e Secretário de Estado dos Negócios do Interior.
Autor dos projetos de Criação da Comarca - Instalação da Escola Normal e Transformação de Barra Bonita em Estância Turística.
Homenagem e Gratidão do Povo de sua terra.
Administração -José Kyelce dos Santos - Antonio Baldo.

CÂMARA MUNCIPAL
Dr. Vivaldo Angélice - Presidente, Alcindo Testa, Anésio Machado, Antonio Carlos Ustulin, Carlos
Alberto Cescato, Jair Calbo, dr. José Mucare, Oswaldo Parra, Pedro Benedito Buzacarini, Sérgio
Granna, Walter Corrêa Braga, Osmar Bernardino Luciano (in memorian).

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Governador do Estado - Paulo Salim Maluf e José Maria Marin.
Secretário de Turismo - Abdo Antonio Hadade.
Superintendentes do FUMEST- Antonio Roberto Siqueira e Sebastião Monteiro de Barros.

Parque turístico municipal Dep. Waldemar Lopes Ferraz

Kartódromo