ESSES FINAL DE SEMANA TEM CORRIDA E EXPOSIÇÃO DE MOTOS CLÁSSICAS

>>> Barra Bonita sedia neste final de semana, de 20 a 23 de junho, mais um PNT-TT, um dos maiores eventos de motos históricas do Brasil. A corrida acontece no Kartódromo Municipal Pedro Ometto Netto e a exposição no Pavilhão de Exposições Luis Fernando Ortigossa.

A corrida terá provas de velocidade e regularidade com motos fabricadas até 1984, em várias categorias.

A exposição também será de motos fabricadas até 1984 e terá ainda mercado de peças e homenagens.

Mais de 200 motos já foram inscritas.

A grande homenageada deste ano será a Jawa.

Os 90 anos da Jawa

Muitos a consideram o "Fusquinha das Motocicletas", tanto pela simplicidade mecânica, quanto pela popularidade que a marca teve. É fato que a Jawa foi uma das maiores fabricantes de motocicletas dos anos 50. Nascida na República Tcheca a Jawa começa sua vida em 1929, quando Frantisek Janecek (que ganhou com vários produtos desenvolvidos através de suas patentes, inclusive na patente da granada de mão) aposta seu dinheiro em uma fábrica e motocicletas. A ideia, no início seria apenas ser um representante da quase finada divisão de motocicletas da marca alemã Wanderer, porém na negociação viu a possibilidade de adquirir quase todo o ferramental da fábrica para justamente poder construir uma motocicleta inteira.

O Nome JAWA vem de JAnecek e WAnderer e, em 1929 a primeira JAWA sai praticamente igual a uma Wanderer alemã.

O negócio cresceu e a Jawa melhorava a cada ano, mas foi logo depois da Segunda Gerra Mundial, em 1946 que a Jawa lança um dos seus maiores sucessos, a Perak!

As exportações começam pra valer e, nos anos 50, a Jawa ganha o mundo com exportações para mais de 120 países.

Após a Segunda Gerra, a República Tcheca e a Eslováquia passam a ser países comunistas e nasce a Tchecslováquia onde, com a filosofia do “Tudo é do Governo”, funde outras fábricas de motocicletas à Jawa, como a Ogar e a CZ. Trabalhando juntas, os modelos Jawa-CZ produziam motores de 50cc a 500cc e abasteceram muitas marcas de outros países que procuravam propulsores para suas próprias criações.

No Brasil, além da marca ter vários representantes espalhados no país, motores Jawa desembarcavam em terras tupiniquins para abastecer produtos nacionais como a Monark e o Ciclomotor Leonette, um dos principais ciclomotores dos aos 60.

A Jawa passou por vários sumiços e novas aparições desde então, porém, está na ativa! Com sede na Índia e, ao que tudo indica, com planos para ganhar novos países.

Na quinta e sexta-feira, o evento acontece das 8h às 17h30, no sábado das 9h às 15h30 e no domingo das 10h30 às 12h00.

A entrada é gratuita.

O PNT-TT é uma realização do Pé na Tábua com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.