SECRETÁRIO DE SAÚDE ACOMPANHA LANÇAMENTO DO PROGRAMA “MAIS SANTAS CASAS”

O Secretário de Saúde da Estância Turística de Barra Bonita, Nílson Antônio Erino, acompanhado do diretor administrativo do Hospital e Maternidade São José de Barra Bonita, José Luiz Minuti, estiveram nesta quinta-feira, (30) no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo para o lançamento do Programa que Auxiliara às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo.

Na oportunidade, o Deputado Federal Arnaldo Jardim anunciou a Indicação de uma emenda Federal para o Município de Barra Bonita a ser destinada ao HSJ - Hospital e Maternidade São José, no valor de 250 mil para aquisição de equipamentos.

O Governador João Doria e o Vice-Governador Rodrigo Garcia anunciaram o programa “Mais Santas Casas”, para auxílio financeiro às Santas Casas e aos hospitais filantrópicos. Serão destinados R$ 1,2 bilhão por ano para apoiar estas unidades no custeio da prestação dos serviços SUS. Na ocasião, também foi anunciada uma nova linha de crédito, da ordem de R$ 300 milhões, voltada exclusivamente ao financiamento da aquisição de sistemas e equipamentos de energia solar fotovoltaica para estes estabelecimentos de Saúde: a linha ESG Saúde.

De modo a consolidar todos os programas vigentes desde as gestões passadas no “Mais Santas Casas” e torná-lo permanente, contribuindo no gerenciamento dos processos e repasses às entidades, o Governador assinou um projeto de lei que será enviado ainda nesta quinta-feira à Alesp.

Com estes recursos extras do tesouro estadual, os serviços poderão ampliar e fortalecer a assistência atualmente prestada à população das 645 cidades por meio do SUS, colaborando para cobrir o déficit de recursos resultante da defasagem dos valores da tabela definida pelo Ministério da Saúde. O programa conta com indicadores de monitoramento e avaliação que serão periodicamente acompanhados pelas equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde.