SECRETARIAS DE SAÚDE DE BARRA BONITA E IGARAÇU REALIZAM VISITA TÉCNICA AO PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL SÃO JOSÉ DE BARRA BONITA E OS RESULTADOS SÃO CONSIDERADOS SATISFATÓRIOS.

Com objetivo de acompanhar e avaliar os serviços prestados pelo Pronto Socorro do Hospital e Maternidade São José, uma equipe composta pelos Secretários Municipais de Saúde de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê Nilson (Cisso) Ereno e Luciani Vinchi Leal respectivamente, além dos Enfermeiros Paulo Bugiga dos Santos de Barra Bonita  e Sônia Ribeiro de Igaraçu do Tietê esteve no local no último dia 23 de junho, quinta-feira onde pode acompanhar em tempo real os atendimentos realizados desde a entrada do paciente na recepção, passando pela classificação de risco até o atendimento médico. Foi verificada a qualidade do serviço prestado em todas as etapas, bem como, o tempo dos atendimentos, produção médica, disponibilidade de materiais, medicamentos e insumos. Também foi avaliada a higienização do local e manutenção e conservação dos mobiliários e estrutura física.

Além da vistoria técnica no local, foram colhidas opiniões de 12 (doze) pacientes, aleatoriamente, na saída do Pronto Socorro, logo após passarem por todas as etapas de atendimento.

As ações realizadas tiveram por objetivo garantir que as populações de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê tenham  uma oferta de serviços de qualidade, além de avaliar se os recursos financeiros empregados no Pronto Socorro estão sendo utilizados de forma eficiente.

As informações estão sendo encaminhadas ao Ministério Público Estadual e à Câmara Municipal.

Vide alguns indicadores aferidos junto aos pacientes que responderam à pesquisa:

NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PACIENTES E TEMPO DE ATENDIMENTO:

Quanto às instalações físicas:
Esse quesito apurou se na opinião dos usuários as condições estruturais do Pronto Socorro são satisfatórias. Os números inseridos na planilha referem-se à quantidade de pessoas entrevistadas.

Portanto, 79% consideraram as instalações do Pronto Socorro Ótimas ou Boas

Quanto ao tempo de atendimento:
O tempo médio de atendimento aferido entre os entrevistados é de 02:30 horas (duas horas e trinta minutos). É importante ressaltar que esse tempo considera o atendimento completo ao paciente e NÃO APENAS O PERÍODO QUE FICOU AGUARDANDO A CONSULTA MÉDICA. Devemos considerar no cômputo do tempo os seguintes serviços:

• Tempo de Atendimento na Recepção
  • Tempo de Atendimento na Triagem
  • Tempo em sala de espera
  • Tempo da consulta médica
  • Tempo em medicação junto à enfermagem, devendo o paciente aguardar o efeito da medicação prescrita.

Tempo do paciente em sala de observação quando sugerido pelo médico

Portanto, o tempo de espera aferido está em conformidade com o Protocolo Hospitalar.

Quanto à qualidade dos atendimentos:
Esse quesito apurou o índice de satisfação dos usuários do Pronto Socorro em relação aos atendimentos. Os números inseridos na planilha referem-se à quantidade de pessoas entrevistadas.

Portanto, 95% dos entrevistados consideraram os atendimentos Ótimos ou Bons. Considerando as avaliações Ótimo e Bom, os atendimentos médicos atingiram 92% de satisfação. Já os atendimentos de enfermagem 100% de satisfação e da Recepção 95% de satisfação.

Quanto à utilização dos serviços em outras ocasiões anteriores:
4.1 – Não utilizou: nenhuma pessoa

4.2 – Utilizou 01 vez: 01 pessoa

4.3 – Utilizou 02 ou mais vezes: 11 pessoas

4.4 - De forma geral, o que achou do atendimento das outras vezes que utilizou os serviços do Pronto Socorro? Os números inseridos na planilha referem-se à quantidade de pessoas entrevistadas.

Portanto, 50% dos entrevistados classificaram seus entendimentos anteriores como Ótimos ou Bons. Podemos observar que a média de satisfação aferida atualmente é melhor que a de outrora, o que demonstra que a prestação de serviços vem melhorando consideravelmente.