PROGRAMA: COM SAÚDE A BARRA É MAIS BONITA

POMBOS TRAZEM RISCOS PARA A SAÚDE. EVITE ALIMENTÁ-LOS.

Os pombos são aves que se adaptam com facilidade nas cidades, morando em edificações onde costumam fazer seus ninhos.
Algumas pessoas têm por costume alimentá-los com restos de comida, pão, pipocas, que são alimentos inadequados e prejudicam a saúde dos animais, além de viciá-los.
Como os pombos praticamente não possuem predadores, sua população cresce muito rapidamente proporcionando um grave problema de saúde pública, visto que podem causar mais de 40 tipos de doenças, que podem levar à morte ou deixar sequelas.
É muito importante o controle da população desses animais na comunidade, fazendo com que eles procurem locais mais adequados para viver, com alimentação correta e longe dos perigos das cidades. Um pombo na cidade vive em média 4 anos, enquanto que em seu ambiente natural pode viver até 15 anos.

ALGUMAS DOENÇAS CAUSADAS POR POMBOS

Criptococose:

Transmitida pela inalação da poeira contendo fezes secas dos pombos. Compromete o pulmão e pode afetar o sistema nervoso central, causando alergias, micose profunda e até meningite subaguda ou crônica.

Histoplasmose:

Transmitida pela inalação do esporo de fungos encontrados em fezes secas de pombos. Causa uma micose profunda e seus sintomas variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, anemia, etc.

Salmonelose:

Causada pela ingestão de ovos ou carne contaminados pela bactéria Salmonella sp presente nas fezes de pombos. Gera uma toxinfecção alimentar com sintomas como febre, diarréia, vômitos, e dores abdominais. Suas fezes, em contato com alimentos como verduras, frutas, podem acarretar nessa doença.

Ornitose:

É transmitida por via oral por meio da poeira contendo as fezes secas dos pombos. O indivíduo infectado pode apresentar febre, vômito, calafrio, mialgia, tosse, cefaléia, acompanhados por comprometimentos das vias aéreas superiores e inferiores.

Alergias:

Ocasionadas pela inalação de penugens de pombos ou de um ar rico em poeira das fezes dos pombos. Pode causar rinites, ou crises de bronquite em pessoas sensíveis.

MEDIDAS DE CONTROLE

• Umedecer as fezes dos pombos com desinfetante antes de varrê-las;
• Utilizar luvas e máscara ou pano úmido para cobrir o nariz e a boca ao fazer a limpeza do local onde estão as fezes;
• Vedar buracos ou vãos entre paredes, telhados e forros;
• Colocar telas em varandas, janelas e caixas de ar condicionado;
• Não deixar restos de alimentos que possam servir aos pombos, como ração de cães e gatos;
• Utilizar grampos em beirais para evitar que os pombos pousem;
• Acondicionar corretamente o lixo em recipientes fechados;
• Nunca alimentar os pombos;
• Outros.

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É PRESERVAR A VIDA – FAÇA SUA PARTE!