POÇO DO SONHO NOSSO EM FASE DE CONCLUSÃO

Depois de enfrentar muitos problemas na perfuração do poço dos altos do Sonho Nosso, nestas últimas semanas chega a sua conclusão, produzindo aproximadamente 150 mil litros por hora de água. Com esse novo poço o problema da falta de água será normalizado, atendendo todo o Sonho Nosso, COHAB, Cohabinha, Jardim Nova Barra, Barra Ville, Altos da Barra, Nova Estância, Cestari, Samambaia, Recanto Regina e todos os bairros altos da cidade.

Com a finalização da perfuração, que atingiu mais de 400 metros de profundidade, chegando ao lençol freático, teve início a colocação da tubulação do filtro. Uma tubulação perfurada de aço inox, parecida com uma peneira por onde a água passa antes de chegar a bomba. Logo em seguida foi colocado uma areia grossa, específica - o pré filtro, na lateral da tubulação de inox, sendo que a água passa por essa areia chegando a tubulação de inox, ai sim tendo acesso a bomba que leva a água até os reservatórios.

Para a colocação dessa tubulação que começou na quarta-feira, passada, (30), foi contratado um guindaste de grande porte, sendo que a tubulação de aço inox tinha grandes dimensões e era muito pesada.

Esse poço do Sonho Nosso deve ser concluído com um custo aproximado de 2 milhões de reais, sendo que esse recurso veio exclusivamente das tarifas de água pagas pela população ao SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

Esse é mais um poço construído com recursos próprios do SAAE a exemplo do poço da Vila Habitacional que foi concluído em 20 de fevereiro de 2020, atingindo 370 metros de profundidade e capacidade para produzir 180 mil litros de água por hora. O investimento nas obras de perfuração e equipamentos, e também na urbanização da área, como fechamento do terreno, iluminação e reforma da estrutura existente, foi de aproximadamente 1,5 milhões de reais. Esse poço resolveu o problema da falta de água nos bairros da região que há muito tempo incomodava a população.

Nos últimos dias a população dos bairros altos da cidade vem tendo grandes dificuldades com a falta de água na região. O poço localizado na avenida Arthur Balsi apresentou problemas agravando a situação da falta de água. O novo poço nos altos do Sonho Nosso, está com uma previsão de produzir por volta de 150 mil litros por hora de água, o que deve ser o suficiente para abastecer os bairros da região amenizando a situação.

O superintendente do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto, José Arlindo Reginato Dias, Bug, informou que assim que o novo poço do Sonho Nosso estiver produzindo água iniciará a recuperação do poço localizado na avenida Arthur Balsi.

NOVO POÇO NO JARDIM NOVA BARRA

Já está em andamento o processo de licitação para a construção de mais um poço no Jardim Nova Barra. A previsão é de que a perfuração do poço tenha início ainda nesta primeira quinzena de abril.

Em 2006 o poço que funcionava no Jardim Nova Barra apresentou problemas e foi perdido, o que veio a prejudicar o abastecimento de água da região. Com a perfuração de mais esse poço no Jardim Nova Barra, totalizando 3 novos poços em Barra Bonita desde 2004. Foram 16 anos sem a perfuração de um novo poço na cidade, o que deu origem a tantos problemas de falta de água. Barra Bonita cresceu com muito mais residências. A demanda por água aumentou, mas a produção não. Com esses três novos poços a situação começa a se equilibrar, mas o trabalho deve continuar.

Assista ao vídeo da matéria no link abaixo: