SAAE RENOVA FROTA EM COMPRA HISTÓRICA

Em comparação com 2016, nova administração do SAAE gastou cerca de R$ 500 mil a menos com serviços de oficina em 2017

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto [SAAE] de Barra Bonita conseguiu um feito histórico em maio: adquiriu com recursos próprios uma retroescavadeira, um caminhão e três motocicletas com recursos próprios, sem necessidade de doação ou repasses da prefeitura. A aquisição dos cinco veículos significa um investimento de quase R$ 420 mil, fruto de uma economia de quase meio milhão de reais em 2017, em comparação com os gastos de oficina em 2016.
Uma compra de R$ 420 mil com recursos próprios do SAAE é algo inédito em Barra Bonita. Desde 1972, quando a autarquia foi criada, nunca havia adquirido uma retroescavadeira com o próprio dinheiro, ficando sempre dependente de uma doação da prefeitura.
“Quando chegamos ao SAAE em 2017, fizemos uma avaliação de nossa frota. Entre o que tínhamos, havia duas máquinas”, diz Vicente Nardo, superintendente adjunto da autarquia. “Uma delas era um modelo Case que estava quebrada e parada em uma oficina.” Para reativá-la, seria preciso gastar entre R$ 7,5 mil e R$ 8 mil. A segunda era, originalmente, um trator Massey Ferguson com mais de 30 anos de uso, adaptado para funcionar como retroescavadeira.
Segundo o superintendente, de cada 20 dias úteis por mês, as máquinas da autarquia passavam cinco paradas em oficinas. “Além de não estarem produzindo e agilizando os serviços para o SAAE e para a população, há um custo nessa manutenção”, ele comenta.
Os caminhões também estavam bastante surrados pelo uso e era preciso adquirir novos equipamentos, mas não havia “a mínima condição de compra”, já que as finanças da autarquia estavam bastante prejudicadas quando assumiram a gestão, de acordo com Nardo.
A nova administração do SAAE criou um planejamento priorizando o melhor custo-benefício. “Como se diz popularmente, não iríamos gastar vela boa com defunto ruim”, resume o superintendente. Começaram, assim, a economizar com os gastos em oficina e a otimizar os recursos de que dispunham, sem deixar de atender os munícipes e serviços urgentes. Fizeram um rigoroso controle de despesas com oficina ao longo de 2017 e economizaram aproximadamente R$ 500 mil, terminando o ano com um resultado operacional superior ao de 2016.
Como consequência dessa otimização, o SAAE tem visto melhora econômica em 2018, já que os custos com oficina foram ainda mais reduzidos. “Agora que temos um caminhão novo e uma máquina nova, essas despesas tendem a cair ainda mais”, comemora Vicente Nardo.
Todos os cinco novos veículos são zero quilômetro e deverão tornar as operações do SAAE mais rápidas. A retroescavadeira custou R$ 212 mil; o caminhão, R$ 180 mil; as três motos, R$ 27,45 mil.
O SAAE já possuía quatro motos em seu patrimônio. Com mais três, será mais fácil para os guardas da autarquia vistoriar os reservatórios. Além disso, a administração já pensa em usar toda a frota de motocicletas para criar uma equipe de fiscalização de hidrômetros.
“A alegria é tanto dos funcionários, que agora terão veículos novos e mais eficientes para trabalhar, quanto nossa, que pudemos administrar e fazer o SAAE ter resultado operacional em apenas um ano e quatro meses de trabalho”, diz Nardo.
Os veículos ficaram em exposição pública na frente do SAAE na semana passada como forma de tornar público o feito inédito enquanto estava sendo providenciada toda a documentação necessária para que possam operar nas ruas. A partir de segunda-feira, dia 4, todos os veículos adquiridos entraram em operação.