ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO SERÁ INAUGURA APÓS 8 ANOS DE CONSTRUÇÃO

Agora é oficial. A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Barra Bonita será entregue na próxima terça-feira, dia 19, no aniversário de 136 anos da Estância Turística de Barra Bonita, em cerimônia que será realizada ao meio-dia.

A obra começou em julho de 2011 e foi concluída agora, depois de quase 8 anos. O DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) é o responsável pela construção da ETE. A justificativa para a demora, segundo o órgão, se deve a complexidade e o alto valor do investimento e alterações do projeto com a necessidade de construção de novos emissários.

Por isso a obra foi dividida em duas etapas. A primeira foi de 2011 a 2015 e a segunda até agora. A informação do DAEE é de que se trata de uma das mais modernas do Brasil em tratamento de esgoto.

“Este é um dos maiores presentes que Barra Bonita poderia receber na data de seu aniversário. Agradeço a todos que, de alguma maneira, colaboraram para que enfim tivéssemos 100% do esgoto de nossa cidade tratado”, comentou o prefeito José Luis Rici. “Isso é um marco para nossa cidade”, completou o prefeito.

Localizada na margem direita do Rio Tietê, junto à estrada vicinal BRB 040, a ETE tem custo final de aproximadamente R$ 30 milhões e capacidade para tratar cem por cento dos esgotos domésticos de Barra Bonita.

A Estação

A ETE de Barra Bonita vai operar com um conjunto de reatores anaeróbio e aeróbio, flotação por ar dissolvido e desinfecção final com luz ultravioleta. A obra conta também com uma estação elevatória, de 3,3 mil metros de interceptores, emissários e linha de recalque, e sistema de água de reuso.

Este processo de tratamento, além de apresentar um baixo custo de implantação e operação, necessita pouca área para se implantado e apresenta simplicidade operacional, baixa produção de lodos e eficiência compatível com a legislação ambiental.