PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO PARA DESTINAÇÃO CORRETA DE LIXO ELETRÔNICO

A Prefeitura de Barra Bonita, através da Secretaria de Controle Ambiental, firmou nesta quinta-feira, dia 05, uma parceria com a Transportadora Risso para a destinação correta e posterior reciclagem do lixo eletrônico do município de Barra Bonita. Estiveram presentes para a assinatura do convênio os Secretários de Administração Coronel Humberto Salvador Cestari, o de Assuntos Jurídicos Lourival Arthur Mori, o Vice-Prefeito Manoel Fabiano Ferreira Filho, o Prefeito José Luis Rici, o proprietário da Transportadora Risso Antônio Aparecido Risso e o gerente da empresa Gustavo Ereno. O objetivo é realização de ação conjunta e integrada com foco na proteção do meio ambiente através de recolha e destinação adequada do lixo tecnológico como aparelhos eletrodomésticos e os equipamentos e componentes eletroeletrônicos de uso doméstico, industrial, comercial, em especial componentes e periféricos de computadores, monitores, televisores, notebooks, aparelhos celulares, aparelhos telefônicos, acumuladores de energia e produtos magnetizados.

O Vice-Prefeito Manézinho Fabiano, enfatizou que esta ação só trará benefícios à população.  “O descarte correto dos materiais eletrônicos em desuso evita a contaminação do solo, das águas e também das pessoas próximas às áreas do descarte, sem contar que a reciclagem desse material, além de proteger o meio ambiente, contém entre seus componentes um material rico, que pode ser aproveitado, poupando assim os recursos naturais”. O município disponibilizará recipientes em pontos da cidade destinados ao armazenamento temporário de lixo tecnológico; coletará regularmente o lixo tecnológico e entregará na sede da empresa conveniada; comunicará e estimulará a população a realizar o descarte nos pontos de coleta que serão divulgados. A Transportadora Risso receberá o lixo tecnológico coletado pelo Município e dará destinação ambientalmente adequada, em consonância com a legislação ambiental e as normas de saúde e segurança pública, respeitando vedações e restrições estabelecidas pelos órgãos públicos, sem nenhum custo para o Município e informará trimestralmente para a Prefeitura, a quantidade de lixo eletrônico encaminhado à destinação ambiental correta.

“Esta parceria estabelecida demonstra a seriedade com que a Prefeitura de Barra Bonita vem tratando a questão ambiental no município, principalmente porque os eletroeletrônicos se tornam rapidamente obsoletos com o constante avanço tecnológico do mundo moderno, ou por estarem estragados, ou mesmo com a tecnologia ultrapassada. A destinação para uma empresa especializada em reciclagem é extremamente importante para evitar a contaminação dos recursos naturais com esse lixo altamente poluente”, destacou o Prefeito Zequinha Rici.