UM PROJETO BOM PRA CACHORRO!

Não abandono dos animais é tema de trabalho desenvolvido junto às escolas municipais

Os alunos do Ensino Infantil e Fundamental da rede municipal de educação desenvolveram um projeto denominado “Abandono de animais, o bicho vai pegar!”, que visa conscientizar a população sobre o problema de abandono de animais domésticos.

A ideia de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), é parte de uma série de ações que o governo municipal promove no intuito de reduzir o índice de abandono, maus tratos e doenças que podem afetar os animais, com conseqüências para a saúde pública.

Ao longo do mês de maio, os alunos das 10 escolas da rede municipal trabalharam essa temática, elaborando cartazes, oficina de desenhos, acompanhando palestras, trabalhando com músicas e assistindo filmes.

O encerramento do projeto aconteceu na manhã e tarde do último dia 25, com passeatas pelos bairros da cidade, momento em que os alunos conversaram com as pessoas da comunidade, entregaram panfletos e apresentaram o resultado de suas atividades.

Houve grande envolvimento da população, que aderiu ao movimento, motivando alunos e professores.

A “marcha pelos animais” ganhou as principais ruas do comércio e, literalmente, parou o trânsito, chamando a atenção dos comerciantes e clientes, que aplaudiram a iniciativa inédita. Alguns deles, participaram ativamente da manifestação e aceitaram afixar os cartazes feitos pelos alunos, nas fachadas de suas lojas.

Em todo o percurso das caminhadas, houve o apoio ostensivo da Guarda Patrimonial Municipal.

Cuidando do melhor amigo

A equipe da SEMED está trabalhando para desenvolver estratégias e ações que apontem um caminho para a solução de um problema: a rejeição e os maus tratos a animais, como cães e gatos.

Equipe gestora, professores e alunos, planejam, principalmente pela conscientização, sensibilizar os cidadãos para cuidar melhor de seus bichinhos de estimação.

Para o Secretário Municipal de Educação, Gustavo Felix Marçon, a SEMED quer contribuir para estimular valores éticos e solidários, principalmente, no tocante aos cuidados com os animais, de forma que possibilite a guarda responsável e a prática da adoção de animais em situação de abandono.

“Queremos estimular a prática do respeito, da responsabilidade e da solidariedade com os animais. É um dever do cidadão consciente e um direito dos animais”, enalteceu.