EDUCAÇÃO LANÇA PROJETO QUE INCENTIVA ALUNOS A SEREM CIENTISTAS

A Prefeitura de Barra Bonita, através da Secretaria de Educação, lançou nas escolas da Rede municipal de Ensino, o Projeto Micromundo, que incentiva o desenvolvimento intelectual e científico dos alunos.  A princípio 05 escolas do ensino fundamental foram contempladas com o projeto:  Reverendo Gutenberg de Campos, Dr. Fernando Costa, Professora Mariana Gonçalves Dias, Professor Alberto Arradi e Professora Alzira Kruger Guther. Cerca de 250 alunos do 5º ano terão a oportunidade de utilizar microscópios durante as aulas práticas, provocando a curiosidade e reflexão sobre a ciência e o meio ambiente.

O ‘Micromundo’ teve início na última segunda (29) com a entrega de 250 microscópios Foldscopes, que foram desenvolvidos no laboratório PrakashLab, na Universidade de Stanford (Estados Unidos), e doados à Secretaria de Educação pela empresa AMIRYS. A ferramenta tem a capacidade de ampliar a imagem em 140 vezes. Desta forma o aluno terá referências práticas bem realistas e descobrirá um universo até então não disponível em material didático escolar.

“É um projeto pioneiro em Barra Bonita e vem de encontro ao nosso conceito educacional, despertando aptidões nos alunos e quem sabe até a vontade de serem futuros cientistas” comentou o secretário municipal de educação Gustavo Felix Marçon.

O vice-prefeito Manoel Fabiano Ferreira Filho – Manezinho, esteve visitando a escola Gutenberg de Campos, uma das unidades beneficiadas, e acompanhou de perto uma aula do projeto. “Gostei muito do que ví. É uma evolução considerável na educação municipal e um salto de qualidade no ensino”, destacou ressaltando que “essas ações fazem parte das prioridades da atual gestão, entre elas preparar nossas crianças e jovens para um futuro melhor”.

PROJETO MICROMUNDO

O Projeto Micromundo foi desenvolvido para disponibilizar ao professor material inovador que provoque uma reflexão sobre a ciência e o meio ambiente através da observação do microuniverso. Por meio da experimentação mão na massa, teoria e prática são alinhadas, promovendo a curiosidade e a investigação científica dentro e fora da sala de aula.

É um projeto  pioneiro no Brasil, sendo que Barra Bonita foi a primeira cidade brasileira  a firmar parceria com a Amyrys e Wecap Tech para implantação nas escolas.