BARRA BONITA EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI PAULO GUSTAVO

Barra Bonita, um município conhecido por sua rica expressão cultural, está prestes a vivenciar um importante impulso nas suas diversas áreas artísticas com a implementação da Lei Paulo Gustavo. Desde o ano passado, o município tem realizado uma série de debates e audiências públicas para desenvolver o melhor plano de ação para aplicar os recursos disponibilizados por essa nova legislação.

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022) foi criada com o intuito de fomentar a cultura, proporcionando um repasse de R$ 3,86 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal. O recurso, originário do superávit do Fundo Nacional de Cultura (FNC), será destinado a diversas expressões artísticas através de editais, chamamentos públicos, prêmios e outras formas de seleção pública.

Em Barra Bonita, a Secretária Municipal de Cultura, Cidinha Candido, destacou o esforço coletivo envolvido no planejamento de ações para a aplicação da lei. "Estamos com o plano praticamente finalizado. Com a regulamentação da lei que saiu em 11 de maio, estamos preparados para aplicar a lei, visando contemplar o maior número de artistas em todas as linguagens artísticas", afirmou Candido.

A elaboração deste plano de ação contou com a participação ativa da Gestora Cultural, Carolina Panini, contratada pela prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita. Carolina ressaltou a aprovação do plano pelo Conselho de Cultura de Barra Bonita e enfatizou a importância da participação dos artistas locais. "Os artistas do município poderão se inscrever em breve. É importante que acompanhem as páginas na internet da prefeitura onde estarão as informações do andamento da lei", orientou Panini.

A importância da execução da Lei Paulo Gustavo também foi destacada por Rafael Ravassoli, suplente de Paulo Salve, presidente do Conselho de Cultura de Barra Bonita. Rafael frisou que o plano de ação foi debatido amplamente com diversos artistas, com o objetivo de atender da melhor forma possível os artistas locais.

A expectativa é grande para os próximos meses, quando os artistas da cidade poderão inscrever seus projetos. Com a aplicação da Lei Paulo Gustavo, Barra Bonita poderá vivenciar um novo capítulo na história de sua rica cultura, onde artistas de todas as linguagens artísticas poderão beneficiar-se dos recursos destinados à cultura.