A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA, A OFICIALIZAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE, O BRASÃO DE ARMAS DO MUNICÍPIO

BARRA BONITA
A História Contemporânea

A partir dos "anos sessenta" a história de Barra Bonita passa, a ser contada como "contemporânea" pois, grande parte da população da centenária cidade testemunhou e participou ao lado das autoridades e lideres políticos, de seus acontecimentos e conquistas.
Os registros, documentos e publicações existentes permitem análises que poderão ser feitas a critério de cada um, independente destes escritos e resumos, que terão como base as administrações municipais que se sucederam até o Centenário.

Período - 1/1/1960 a 31/12/1963
ADMINISTRAÇÃO VICENTE ZENARO MANIN - PREFEITO
LUIZ SAFFI - VICE-PREFEITO

A OFICIALIZAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE
Um dos primeiros atos oficiais do Prefeito Vicente Zenaro Manin foi converter em Lei de nº 249 de 4 de Março de 1960, o Projeto do Vereador e ex-Prefeito Municipal Dr. Orlando Lopes, aprovado pela Câmara, "instituindo o Dia 19 de Março como data de fundação da cidade".
Nota: Não foi incluído nessa Lei o ano de fundação de Barra Bonita.

O BRASÃO DE ARMAS DO MUNICÍPIO
Em 22 de Março do 1963, também era sancionada pelo Prefeito Manin, a Lei nº 368, dispondo sobre a "criação do Brasão de Armas do Município", estabelecendo, através do mesmo, o nosso primeiro símbolo de cidadania.
Sobre esse Brasão e suas modificações, (número de torres em função da criação da Comarca e o lema traduzido do latim para o português) falaremos detalhadamente no Capitulo: A Criação e Apresentação dos Símbolos de Barra Bonita, que inclui também Hino e a Bandeira do Município, oficializados pela Lei nº 769 de 5 de dezembro de 1972 pelo Prefeito Dr. Wady Mucare.