O TURISMO NA ADMINISTRAÇÃO DR. WADY MUCARE - LUIZ SAFFI, CONJUNTO ESPORTIVO DOUTOR WADY MUCARE (PISCINÃO)

O TURISMO NA ADMINISTRAÇÃO
DR. WADY MUCARE (DR. DUBA) - LUIZ SAFFI

1969 - 1972

Iniciando sua administração, preocupou-se o dr. Duba em dar continuidade à expansão turística - de Barra Bonita, notadamente quanto ao aproveitamento das áreas junto ao Rio Tietê.
Para isso, uma obra prioritária: a reforma geral da Avenida Pedro Ometto, com a construção de galerias para as águas pluviais, iluminação e asfaltamento da mesma, desde o início de seu perímetro junto à Ponte Campos Salles, até o trevo de acesso a rodovia Jaú-São Manuel - SP 255 - conforme foi detalhada em páginas anteriores.

CONJUNTO ESPORTIVO DOUTOR WADY MUCARE - DR. DUBA (PISCINÃO)
Inaugurado em 15 de outubro de 1972
Aproveitando a extensa área situada entre a margem do Rio Tietê, avenida Pedro Ometto, caixa d'água e o morro do "Cruzeiro" (símbolo das Missões Religiosas em 1970) um grande complexo turístico-esportivo foi implantado. O projeto de autoria do renomado arquiteto Décio Tozzi, era composto de uma grande piscina, que tinha o formato do mapa da Estado de São Paulo, vestiários, sanitários, dependências para exames médicos, jardins, águas em "cascata" , lanchonete, amplo espaço ao ar livre para "mirante", com mesas, cadeiras, bancos, guarda-sóis e praia, para conforto dos usuários.
As obras de infra-estrutura: drenagem, terraplenagem e elevação da margem do Rio Tietê e os demais investimentos financeiros aplicados nesse projeto, compensaram plenamente a finalidade não só turística mas também social do mesmo, qual seja a de ampliar e popularizar o acesso gratuito da população local e dos visitantes aquele complexo de recreação e lazer, pois, até então, freqüentar piscinas era um privilégio dos associados dos clubes que as possuíam e cobravam taxas pela utilização e manutenção das mesmas.
Assim, sendo, o Piscinão como ficou conhecido face ao seu grande tamanho e volume de água, veio de encontro às necessidades de entretenimento de todos, sem qualquer restrição ou despesas.
Reconhecendo os méritos de seu idealizador, dr. Duba, a Câmara Municipal aprovou, o projeto do vereador Osmar Bernardino Luciano, convertido em Lei nº 750 aos 11 de julho de 1972, denominando "CONJUNTO ESPORTIVO DOUTOR WADY MUCARE (DR. DUBA)" a nova atração turística de Barra Bonita.
A inauguração oficial ocorreu em 15 de outubro de 1972, com as presenças do Executivo e Legislativo local, secretários de Estado, demais autoridades, visitantes e o povo barra-bonitense, todos irmanados na alegria de festejar um acontecimento que iria projetar, ainda mais, a cidade como pólo turístico em toda região, no Estado de São Paulo e "além fronteiras". Após o descerramento da placa inauguratória e, aproveitando o sol e o calor, "todos" caíram na água.

Piscinão em obras

15/10/1972 - Inauguração do "Conjunto Esportivo Dr