O PRÉDIO PRÓPRIO DA AGÊNCIA DO CORREIO

INAUGURADO EM 19 DE MARÇO DE 1976
Rua Winifrida, 270

Além da referência no texto manuscrito "Origem da Barra", elaborado pelo Major Pompeu (pág. 13) o único registro sobre implantação do Serviço Postal em Barra Bonita é o constante do jornal local "O Município" nº 679 de 15 de novembro de 1929, que diz o seguinte:

"CORREIO"
No dia 15 de Novembro de 1894 foi inaugurado o serviço postal diário. Foi primeiro agente o snr. Maricano José Ferreiro, já falecido. Foi primeiro estafeta o snr. Ignácio Infeld que fazia o serviço a cavallo, indo diariamente a Estação do Banharão, levar e trazer as malas a RS$ 80$000 por mez. Após a implantação do ramal ferroviário em 1929, as malas postais passaram a ser transportadas pela Estação Ferro Barra Bonita.
A agência do correio funcionou em prédios alugados e/ou cedidos pela prefeitura, com instalações precárias que não atendiam ao crescimento da cidade e ao volume de correspondências, gerando o descontentamento popular.
Graças ao empenho do Poder Público Municipal que, invés da Lei nº 919 de 10 de junho de 1975 doou o Terreno à rua Winifrida, esquina com a rua Salvador de Toledo, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos construiu o prédio, de linhas simples e funcionais, cuja inauguração fez perto do programa de obras entregues pela administração Tatinho - Kyelce em comemoração ao 93º aniversário da cidade, no dia 19 de Março de 1976.

Página 123

< Anterior Próximo >