CANALIZAZAÇÃO DO CÓRREGO BARRA BONITA

INÍCIO: 1979

Atravessando a cidade de ponta a ponta, - desembocar, no Rio Tietê, o Córrego Barra Bonita, transformou-se num sério problema por ser um condutor natural de esgotos a céu aberto, em todo o perímetro urbano.
O crescimento dos loteamentos e, o aumento do número de habitações cujas redes de esgotos desaguavam no córrego, provocaram queixas e reclamações, pelos riscos a que estavam sujeitos os moradores próximos às suas margens, que viam diminuir o volume d'água e aumentar o de detritos.
A canalização dos esgotos era a única solução, mas o custo do projeto assustava! Algumas providências para minimizar o problema eram tomadas tais como: carpa e limpeza das margens, para evitar focos de moscas e insetos, remoção dos detritos, lixo e materiais insersíveis, que a própria população jogava no leito do mesmo e o represamento das águas próximo à nascente formando um pequeno reservatório que era esvaziado em dias alternados para completar a "faxina".
O problema, contudo, aumentava e durante muitos anos desafiou o Poder Público Municipal a encontrar uma saída!
E como um grande desafio, foi enfrentado pela administração Kyelce - Baldo, que incluiu esse projeto no seu plano de obras do ano de 1979 (Autor do projeto: Engenheiro Olquídio Lopes, de Campinas).
As dificuldades não foram poucas mas os trabalhos de canalização foram iniciados, junto à foz do Rio Tietê, nas duas margens, em direção às nascentes do Córrego. Até o final do ano de 1982, a canalização ultrapassou os limites da Ponte sobre a rua Marechal Floriano, é além dos quatro quilômetros de tubo em ambas as margens por onde o esgoto passou a ser coletado, o leito do córrego, nesse trecho foi totalmente concretado para evitar a formação de poças, águas paradas e focos de infecção. Um trabalho nota 10, totalmente executado pela turma da prefeitura.
Pelos benefícios que trouxe à população e pelo que representou em termos de saneamento básico e saúde pública, a canalização do Córrego Barra Bonita, ainda que parcial, inclui-se entre as mais importantes da administração Kyelce - Baldo, e da história de Barra Bonita.

Canalização do córrego (início de obras)

O córrego canalizado

Página 138