AGÊNCIA DA CAPITANIA DOS PORTOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

AGÊNCIA DA MARINHA
CRIADA EM 26 DE MARÇO DE 1973 - DECRETO Nº 71991
INSTALADA EM 16 DE MARÇO DE 1980

Pelo Decreto supra, o presidente da república, Emílio Garrastazu Médici, criou na jurisdição da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, a agência de Barra Bonita.
Os limites de jurisdição da mesma, foram definidos pelo Ministério da Marinha - Diretoria de Portos e Costas - através da Portaria 010/1973 que especifica: "AGÊNCIA EM BARRA BONITA - Jurisdicionando o Rio Tietê e seus afluentes, desde a cidade de Salto até sua foz no Rio Paraná, ilhas, vias navegáveis, lagos e lagoas existentes na área. Sede em Barra Bonita - Subordinação direta à Capitania dos Portos do Estado de São Paulo" (Jornal da Barra nº 289 de 2 de junho de 1973).
Finalidade: regulamentar toda embarcação e navegação nessa área; fornecer documentação e orientação; o licenciamento do tráfego fluvial sob sua jurisdição; formação de mão-de-obra para embarcações e demais atividades relacionadas com o sistema hidroviário.
Em 7 de maio de 1974, uma Delegação da Marinha visita nossa cidade para conhecer o local da futura agência e iniciar os estudos para elaboração do projeto de construção, comunicando ao prefeito dr. Clodoaldo Antonongelo que o início das obras deveria ser determinado pelo Comando do VI Distrito Naval.
A 17 de junho de 1975, é emitida a Portaria nº 230 a qual "Estabelece a criação da Residência de Barra Bonita do Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis (D.N.P.V.N.)" visando o apressamento da navegação no Médio Tietê.
A instalação oficial da Agência da Marinha ocorreu a 16 de março de 1980 em prédio cedido pelo prefeito José Kyelce dos Santos, à rua 14 de Dezembro, nº 900. Na oportunidade, além das autoridades municipais, estiveram presentes o dr. Luiz Philippe da Nóbrega, representante da "PORTOBRÁS", Capitão de Mar e Guerra e Capitão dos Portos, Antonio Eduardo Cezar de Andrade, oficiais e demais convidados, ocasião em que tomou posse o primeiro agente local, tenente Bartolomeu Elias A. Torres.
A primeira embarcação inscrita e registrada na Agência foi o navio "San Raphael", de propriedade da família do pioneiro da navegação turística em nossa cidade Raphael Palmezan.
Atualmente, e desde 22 de março de 1985, a Agência da Marinha tem suas instalações em sede própria, na avenida Pedro Ometto, nº 804, construída na administração do centenário (dr. Wady Mucare - lrineo Bressan) e será focalizada no capítulo: "O prédio próprio da Agência da Marinha".

16/03/1980 - Instalação da Agência da Marinha
Rua 14 de Dezembro, 900