A AUTONOMIA DE IGARAÇU, HOJE IGARAÇU DO TIETÊ

De acordo com o livro "Nova Divisão Regional do Brasil", ano 1955, lgaraçu que pertencia a Barra Bonita, conseguiu sua autonomia através da Lei nº 2.456 de 30 de dezembro de 1953, já com a nova denominação: Igaraçu do Tietê. A instalação do município ocorreu a lº de janeiro de 1955.
O mencionado livro destaca que, anteriormente, o vizinho município foi chamado de: São Joaquim (antiga Povoação de São Joaquim), município de São Manuel. O Distrito de Paz de Igaraçu foi criado pela Lei nº 882 de 19 de outubro de 1903.
Em 30 de novembro de 1938, pelo Decreto nº 9.775, passou a ser Segunda Zona Distrital de Barra Bonita. O Decreto nº 14.334 de 30 de novembro de 1944, determinou que passasse de Zona para Sub-Distrito, o povoado de Igaraçu, condição na qual permaneceu até a sua elevação a município já referida.
Com a autonomia de lgaraçu, desvinculou-se também de Barra Bonita, o Bairro das Posses, situado na área do novo município, que passou a denominar-se lgaraçu do Tietê.
lgaraçu do Tietê pertenceu às Comarcas de: São Manoel, no período de 1903 a 1939; de Jaú, a partir de 1939 e até 1964, e desde 3 de janeiro de 1965, pertence à Comarca de Barra Bonita.